Bluesky: O que precisa saber para começar a usar a rival do X

Apesar de ainda ser uma das redes sociais mais populares do mundo, o X (vetusto Twitter) tem visto o propagação de outras plataformas uma vez que Threads e Bluesky. Essa última, principalmente, tem ganhado destaque desde a recente eleição de Trump uma vez que presidente dos EUA. Segundo o site 9to5mac, a Bluesky já ultrapassou 15,2 milhões de usuários globais.

 

Há um ano, a Bluesky contava com unicamente 2 milhões de usuários, e esse rápido aumento demonstra o interesse crescente por essa rede descentralizada, que ainda possui grande potencial para expansão.

Uma vez que estrear?

Se você quer testar a Bluesky, uma selecção que muitos consideram uma vez que principal concorrente do X, há alguns passos para estrear. Além de uma versão para desktop, a plataforma está disponível em formato de aplicativo gratuito para Android e iOS. Para gerar uma conta, é necessário um endereço de e-mail e senha, e a idade mínima é de 13 anos. Também é provável configurar um nome de usuário personalizado, ativar a autenticação em duas etapas e silenciar palavras específicas para moderar o teor do seu feed.

Na Bluesky, o feed é dividido em duas áreas principais: o Discover, onde você encontra publicações populares de várias contas, e o Following, que mostra postagens unicamente de pessoas que você segue. Essa organização e a interface são semelhantes ao X, o que não é coincidência, já que Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter e ex-CEO da empresa, também esteve envolvido na geração da Bluesky.

Assim uma vez que outras redes, a Bluesky também permite o envio de mensagens privadas com opções de moderação. É provável escolher entre receber mensagens unicamente de pessoas que você segue ou de qualquer usuário da plataforma, ajustando o nível de interação conforme sua preferência.