A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, realizou o lançamento do New Glenn, seu foguete projetado para levar cargas ao espaço e reutilizar propulsores, inspirado no protótipo da SpaceX, de Elon Musk. A decolagem aconteceu no Cabo Canaveral, na Flórida, às 04h (horário de Brasília), conforme programado.

 

O New Glenn completou a separação do propulsor com sucesso e alcançou a trajectória terrestre, cumprindo o objetivo principal da missão NG-1. No entanto, a tentativa de pousar o propulsor na plataforma marítima Jacklyn — nome em homenagem à mãe de Jeff Bezos — não teve sucesso.

Apesar da lapso, a Blue Origin declarou que os dados coletados durante o voo serão usados para melhorar futuros lançamentos. “Oriente foi um momento importante para a empresa e um lançamento histórico”, afirmou Ariane Cornell, vice-presidente da repartição In-Space Systems da Blue Origin.

O New Glenn, com 98 metros de profundidade, equivale ao tamanho da Estátua da Liberdade ou de um prédio de 30 andares. Projetado para missões orbitais, o foguete transportava o Blue Ring Pathfinder, um módulo de trouxa útil desenvolvido para operar em várias órbitas.

Batizado em homenagem a John Glenn, o primeiro norte-americano a entrar em trajectória, o New Glenn marca a anseio da Blue Origin em disputar a corrida espacial liderada atualmente pela SpaceX.

A SpaceX, de Elon Musk, já realizou 134 lançamentos dos foguetes Falcon Heavy e Falcon 9 em 2024, além de colocar em trajectória murado de 7 milénio satélites Starlink. Em conferência, a Blue Origin procura expandir sua atuação com a constelação de satélites Kuiper, que prevê lançar mais de 3 milénio unidades para competir diretamente com os Starlink.

Ambas as empresas também colaboram com a NASA no desenvolvimento de veículos de pouso tripulados e de trouxa para o programa Artemis, que tem porquê objetivo levar astronautas novamente à Lua.

Depois o sucesso do lançamento, Elon Musk parabenizou Jeff Bezos em sua rede social X (idoso Twitter):

“Parabéns por atingir a trajectória na primeira tentativa!”, escreveu Musk, em um vasqueiro momento de reconhecimento entre os dois rivais.

Desde sua instauração em 2000, a Blue Origin alcançou conquistas modestas com o New Shepard, foguete reutilizável usado para voos suborbitais e testes científicos.

 

Leia Também: Sonda europeia esteve a menos de 300 km de distância de Mercúrio