A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abordou, na manhã desta quarta-feira (22), 360 motoristas que passaram pela blitz educativa da campanha Dezembro Verde. A ação ocorreu na Avenida Elias Maluf, na esquina com a Rua Paulo Emanuel de Almeida, no bairro Wanel Ville, com o apoio de agentes de trânsito da Urbes.
A campanha Dezembro Verde foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a problemática do abandono de animais domésticos nesta época de férias e de festividades, quando as famílias viajam, e a incidência dessa prática costuma aumentar.
A proposta da blitz foi de conversar com os moradores sobre proteção e bem-estar animal, sensibilizando as pessoas acerca da importância da posse responsável de animais de estimação, para que jamais os abandonem. Para isso, a equipe conversou com os motoristas sobre o tema e um adesivo, com a frase “Diga não ao abandono!”, foi colado no vidro traseiro dos veículos que assim permitiram.
Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses animaizinhos por toda a vida. Por isso, quem for viajar tem que se programar. Se não puder levar o animal de estimação junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse serviço especializado a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo, durante esses dias de ausência.
O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas. Segundo a Lei Municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, em casos de abandono de animal, é aplicada multa de R$ 3 mil.
Todo cidadão pode, e deve, acionar a Prefeitura de Sorocaba em casos de abandono de animais, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos finais de semana e feriados, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 153 (GCM) e uma equipe é rapidamente direcionada para tomar as devidas providências.
Além disso, a população pode registrar pessoalmente um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia ou denunciar via internet, por meio da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal). Na DEPA, é necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados, se o denunciante fizer essa opção pela privacidade no momento do cadastro. As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas por meio de número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, mediante o número do CPF do denunciante informado.
Meio Ambiente – Agência de Notícias