SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Bill Gates, bilionário cofundador da Microsoft, disse que a influência de Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, no governo Donald Trump pode levar a resultados positivos nos Estados Unidos.
“Acho que a teoria de encarar os gastos do governo uma vez que uma abordagem de soma zero pode ser uma coisa valiosa”, disse Gates ao Wall Street Journal, referindo-se ao Doge (Departamento de Eficiência Governamental), pasta encabeçada por Musk criada para enxugar as contas públicas.
O cofundador da Microsoft disse está entre as pessoas que acreditam que o déficit do governo precisa ser reduzido ou levará a um problema financeiro. No ano fiscal de 2024, encerrado em 30 de setembro, as contas públicas americanas tiveram um déficit de US$ 1,83 trilhão, o terceiro maior da história.
Para o ex-executivo da Microsoft, devem ser analisados os orçamentos de áreas uma vez que resguardo, previdência social e saúde, mas ele diz que se preocupa com cortes que afetem programas com benefícios de longo prazo, uma vez que remédios o combate ao HIV.
Gates diz na entrevista que não conversa com Musk há tapume de 18 meses e que admira seu trabalho. “Eu não estou tentando falar sobre política da Europa uma vez que ele, logo isso me surpreende um pouco. Ele encontra tempo para fazer muitas coisas”, disse Gates.
Recentemente, o possuinte da rede social X usou seu alcance na internet para promover a líder do partido de extrema direita germânico AfD (Opção para a Alemanha), Alice Weidel. O empresário recebeu a candidata a primeira-ministra em um programa ao vivo no início de janeiro, reforçando sua ofensiva contra políticos e governos europeus de meio e centro-esquerda.
Bill Gates também afirma que reuniu-se recentemente com Trump para discutir os desafios da saúde pública e outros assuntos em um jantar que durou três horas.
O empresário disse que o encontro foi “intrigante” e envolveu assuntos relacionados ao trabalho filantrópico da Instauração Gates, uma vez que os esforços para desenvolver uma trato para o HIV e erradicar a poliomielite.
“Nos dias da Covid, ele acelerou a inovação das vacinas”, disse Gates ao WSJ. “Portanto, eu estava perguntando a ele se talvez o mesmo tipo de coisa pudesse ser feito nesse caso, e ambos ficamos, eu acredito, bastante animados com isso.”
Leia Também: Peritos médicos do INSS em greve terão agendas suspensas e desconto de salário