Biblioteca Municipal de Sorocaba tem programação gratuita para celebrar o Dia da Consciência Negra


Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, a partir desta terça-feira (8), uma programação especial e gratuita, com exposições e oficinas, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.


Uma das atividades, que já tem início nesta terça-feira (8), é a exposição “Ler para Refletir”, que tem como objetivo apresentar autores e personagens negros, livros infantis que estimulam a reflexão sobre a representatividade do povo negro, além de obras que levam ao pensamento crítico dos leitores a respeito do racismo.


No local, o público poderá conferir diferentes livros selecionados, desde ficções escritas por pessoas negras, bibliografias de grandes nomes da nossa história, bem como livros infantis e livros de história e pensamento social. Todas as obras fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal e estão disponíveis para empréstimo e para leitura no próprio local, até o dia 30 de novembro.


Já, a partir desta quinta-feira (10) até o dia 30 de novembro, a Biblioteca Municipal receberá a exposição “Expressões da Equidade”, com curadoria da educadora Marilda Aparecida Corrêa, com fotos de mulheres que atuam ou já atuaram dentro do Movimento Negro em Sorocaba. As imagens revelam rostos de várias idades e segmentos, com o intuito de promover a reflexão sobre o papel da mulher negra na sociedade.


Marilda Aparecida Corrêa é professora de Geografia e faz parte do Nucab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) da Universidade de Sorocaba (Uniso), da Comissão Mista de Relações Étnico-raciais da Secretaria da Educação (Sedu), além de ser integrante do Conselho Municipal da Mulher de Sorocaba, conselheira administrativa da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) e da AAPPMS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Sorocaba).


Já, na sexta-feira (11), às 14h30, as famílias sorocabanas poderão participar da Oficina de Balangandã e da Oficina de Colagem “Consciência Negra: Imagem e Texto”, com a equipe da Biblioteca Municipal.


Na Oficina de Balangandã, voltada ao público infantil, as crianças vão aprender a fazer esse objeto de origem africana, que era utilizado tradicionalmente como amuleto. O balangandã recebeu esse nome pelo som que faz ao ser movimentado e deu origem ao brinquedo, utilizado para diversão, atividades esportivas e dança. É produzido em diferentes materiais, como tecidos em cores diversas e fitas em tamanhos variados.


A atividade tem como objetivo trazer para as crianças um pouco da cultura africana em forma de brincadeira, estimulando a criatividade, percepção visual, coordenação motora, movimento e o ritmo.

Por fim, na Oficina de Colagem “Consciência Negra: Imagem e Texto”, voltada a pessoas a partir de 15 anos, a equipe da Biblioteca Municipal ensinará os participantes, por meio de recortes de revistas, a fazer colagens manuais, estimulando a expressividade, com imagens e palavras, e a reflexão crítica sobre o racismo.


Todas as atividades são abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

Read More