A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), retoma, nesta quinta-feira (24), das 14h às 16h, o programa “Encontros com o Mito” na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, que havia sido temporariamente suspenso devido à pandemia.
Abordando um tema diferente a cada edição, os encontros gratuitos ocorrem semanalmente no espaço cultural, sempre no mesmo horário. Desta vez, a atividade apresentará a trajetória de Ademar Guerra (1933-1993), diretor e autor sorocabano que desenvolveu importantes obras para a dramaturgia brasileira.
O bate-papo será comandado pelo pesquisador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, e contará também com a exibição de vídeos e imagens das obras que narram a história de Ademar Guerra.
Responsável por textos clássicos de Artur Azevedo e Martins Pena, o diretor e autor sorocabano iniciou a carreira em Campinas (SP), atuando posteriormente na capital paulista, como assistente de direção do diretor teatral Antunes Filho. Durante sua carreira, foi responsável pela montagem do programa “Vila Sésamo”, com Armando Bógus, Aracy Balabanian e Sônia Braga, além da obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “Doce Pássaro da Juventude”, de Tennessee Williams.
Ademar Guerra causou grande impacto nos anos 60 e 70, mas foi, em 1960, que ele ficou conhecido nacionalmente com a peça “As Feiticeiras de Salém”, de Arthur Miller. A partir disso, o autor passou a receber importantes premiações e grandes atores em suas montagens.
Foi Ademar Guerra quem trouxe para Sorocaba o musical estrangeiro “Hair”, famoso pela interpretação da música “Aquarius”, de Rado e Ragni. O espetáculo foi apresentado no antigo Cine Santa Rosália e contou com 30 atores, músicos e bailarinos, abordando conflitos e questões da juventude hippie diante da guerra do Vietnã.
A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3231-5723.