Beber café pode reduzir o risco de doenças cardiometabólicas graves

Sim, leu bem. É possível que o consumo regular de quantidades moderadas de café e cafeína tenha um efeito protetor contra o desenvolvimento de múltiplas doenças cardiometabólicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças coronárias e acidentes vasculares cerebrais, afirma um novo estudo feito na China. 

 

Mais especificamente, os investigadores descobriram que “beber três xícaras de café, ou ingerir 200 a 300 miligramas (mg) de cafeína, diariamente pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver multimorbilidade cardiometabólica em indivíduos sem qualquer doença cardiometabólica”.

Para a investigação, disponibilizado na Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, os cientistas analisara mais de 500 mil indivíduos com idades entre os 37 e os 73 anos.

Comparando com os não consumidores, ou os consumidores de menos de 100 mg de cafeína por dia, os investigadores concluíram que “os consumidores de uma quantidade moderada de café (três por dia) ou de cafeína (200 a 300 mg diariamente) apresentavam um risco reduzido de 48,1% de ter uma doenças cardiometabólica, assim como 40,7% de ter outra“. 

Leia Também: Milho é aliado da dieta e traz diversos benefícios à saúde; entenda