LUÍSA MONTE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Antes de virar deputado federalista e referência em luta pela multiplicidade, Jean Wyllys foi vencedor do BBB 5. Em testemunho ao “BBB: O Documentário”, o político falou sobre sua experiência no reality, em uma edição marcada pelo combate à homofobia.

 

Em meio a cenas em que participantes proferiam discursos de preconceito contra Jean, o político contou que não teve dimensão da repercussão que causou até a sua saída porquê vencedor: “Isso, para mim, era uma coisa absolutamente espontânea. E depois que eu saí da morada, eu descobri que, de vestimenta, a família brasileira parou de respirar por 5 segundos. ‘Porquê assim, ele é gay?'”

Hoje, Jean diz que causou uma revolução cultural no Brasil, que passou a debater a homofobia, de setentrião a sul. “Foi a primeira vez que havia reações porquê se fosse um gol de futebol, Despensa do Mundo”, disse Pedro Bial, em testemunho.

O político também disse que o reality fez com que ele debatesse mais o tema da homofobia, chegando a virar referência na luta pela multiplicidade mundialmente: “O BBB potencializou o ativismo em mim. O BBB não é mero entretenimento'”.

“Recebi 5 milénio cartas de pessoas do Brasil inteiro”, relembrou ele, celebrando sua trajetória no programa. “Eu faria tudo de novo. Eu faria tudo igual”, completou.

Leia Também: Vivi Araújo quebra silêncio e diz por que não participou de documentário