Barracão Cultural traz exposição fotográfica “Expressões Negras nos Olhares Femininos – Laudelina de Campos Melo”


A população pode conferir, até dia 30 de novembro, a exposição fotográfica “Expressões Negras nos Olhares Femininos – Laudelina de Campos Melo”, com curadoria de Marilda Aparecida Corrêa, no Barracão Cultural, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A entrada é gratuita.


Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa busca levar a arte sempre para perto da população e valorizar os artistas da cidade.

No local, o público pode conferir inúmeras fotografias de rostos de mulheres negras, registradas por diversas pessoas. “Em cada expressão, em cada olhar, uma maneira de ver o mundo a ser superado com luta. Nessas expressões, estão as marcas de uma vida, cujos sorrisos não se deixam abater, porque têm força e fé na vida”, explica Marilda Aparecida Corrêa.


“Essa força da alma feminina, espírito guerreiro e solitário, espalhado no sentimento de amor de cada uma delas. Mulheres conscientes e dignas, que não se abatem diante das injustiças do dia a dia, antes vão à luta por justiça, em busca de uma sociedade melhor, e trazem consigo as histórias de seus ancestrais, cuja memória dignifica o seu viver”, completa a curadora.


A exposição ainda homenageia a mineira Laudelina de Campos Melo, nascida em 12 de outubro de 1904, em Poços de Caldas. Ela começou a trabalhar aos sete anos de idade, abandonou a escola para cuidar dos irmãos, enquanto a mãe trabalhava e, aos 16 anos, passou a atuar em organizações sociais do movimento negro. A sua trajetória foi fundamental para a organização da categoria das trabalhadoras domésticas no Brasil. Laudelina também levantou, por meio da sua atuação sindical, bandeiras contra o preconceito racial e contra a discriminação das mulheres.


Marilda Aparecida Corrêa é mãe e idealizadora do Projeto Curumim, do Centro Cultural Quilombinho e do site Nossa Voz Afro. Faz parte do Nucab (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros) da Universidade de Sorocaba (Uniso), da Comissão Mista de Relações Étnico Racial da Secretaria da Educação (Sedu), além de ser integrante dos Conselhos Municipais do Negro e da Mulher de Sorocaba e conselheira administrativa da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) e da AAPPMS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Sorocaba).


O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3237-1738.


Read More