SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Azul Linhas Aéreas vai fazer alterações nas operações em 13 cidades a partir de março. Suspensão de atividades, mudanças em voos e mudanças de aeronaves estão previstas.

 

Segundo a companhia aérea, em nota encaminhada à reportagem, alterações fazem secção da adaptação da demanda de voos e também para reduzir custos com combustíveis e outros encargos.

Operações em nove cidades serão suspensas. São municípios de oito estados e que têm entre 19 milénio e 483 milénio habitantes, porquê Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Ponta Grossa (PR) e Rio Virente (GO).

Cabo Indiferente (RJ) e Caldas Novas (GO) vão ter voos somente no período de subida temporada. As partidas vão ser realizadas somente nos meses de janeiro, julho e dezembro a partir de agora. Cabo Indiferente constava, inicialmente, porquê cidade com atividades suspensas, mas decisão foi reavaliada.

Aviões de menor capacidade vão passar a operar em Caruaru (PE). Os voos passarão a ser realizados por aeronaves Cessna Grand Caravan, para 9 passageiros.

Operações em cidades do Ceará já foram suspensas entre janeiro e fevereiro. A Azul não opera mais em Crateús (CE), Iguatu (CE), São Benedito (CE) e Sobral (CE).

Aumento de custos operacionais e ajuste de demanda e oferta justificam decisão. Segundo a Azul, impactos pela crise global na enxovia de suprimentos e a subida no dólar, disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda são os motivos para a suspensão.

Clientes estão sendo acompanhados conforme as regras da Anac (Escritório Pátrio de Aviação Social), disse a empresa.

CALENDÁRIO

– 3 de março: voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife (PE).
– 10 de março: voos saindo de Juazeiro do Setentrião (CE) vão ter porquê rumo o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Atividades serão suspensas nas cidades de Barreirinhas (MA), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Virente (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Três Lagoas (MS).
– Dia 31 de março: suspensão das atividades em Ponta Grossa (PR)