RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A lesão de Alex Sandro dará uma responsabilidade extra ao lateral-esquerdo Ayrton Lucas. Em baixa desde o ano pretérito, o jogador pode aproveitar a oportunidade pelo menos pelos próximos jogos para reconquistar a torcida e dar um recado ao técnico Filipe Luís nesse período importante de testes do elenco.

 

Alex Sandro deve permanecer fora entre duas e três semanas. O Flamengo enfrenta o Botafogo na quarta, o Vasco sábado e o Maricá no termo de semana seguinte. Depois, terá a temporada final do Campeonato Carioca.

Ayrton perdeu a vaga logo que o lateral mais experiente chegou ao Fla. Com Filipe Luís não houve nem disputa e o mais jovem só ganhou chances quando o experiente não estava à disposição. Em 2025, isso se manteve. Ele entrou em campo quatro vezes, sendo titular em duas e saindo do banco outras duas.

Roupa é que Filipe Luís não vai forçar o elenco mesmo tendo todos à disposição. Assim porquê aconteceu na última temporada, o treinador deve fazer um controle de trouxa com Alex Sandro para tê-lo nas partidas mais decisivas. Ayrton precisa responder para lucrar esse tipo de oportunidade com mais frequência.

Ayrton Lucas foi pupilo e roubou a posição de Filipe Luís nos tempos de jogador. O lateral chegou muito ao Flamengo e o atual treinador acabou perdendo a titularidade por pretexto dos problemas físicos. Os dois conversavam muito quando o ex-Fluminense desembarcou no Ninho.

O principal motivo da escolha de Filipe Luís é o momento. O treinador entende que Ayrton não está muito desde o ano pretérito, sem crédito. Por outro lado, Alex Sandro chegou em boa forma ao Fla e logo despontou porquê predilecto.

No ano pretérito, Filipe saiu em resguardo de Ayrton Lucas. O jogador foi vaiado pela torcida no Maracanã e o treinador criticou a atitude. “Encómio o Ayrton hoje de novo. Fez um grande jogo, errou alguns passes, é normal, tomou algumas decisões erradas com a esfera, normal também. O que me incomoda é que temos um jogador que tem um horizonte tremendo, é um patrimônio do clube, e nossa torcida coloca em xeque um patrimônio nosso. Um jogador que nos ajudou a dar uma Libertadores, foi crucial quando me machuquei. A única coisa é: apoiem o Ayrton Lucas. Com a crédito da torcida, ele vai ser cada vez melhor. Quando ele erra, vem esse fragor da torcida e isso incomoda”, disse Filipe em outubro de 2024.

Ayrton Lucas também sentirá a pressão na disputa entre os três laterais-esquerdos. Alex Sandro chegou depois a lesão de Matias Viña, mas o uruguaio, uma das contratações mais caras do ano pretérito, retorna no segundo semestre. Com três no setor, o Flamengo deve precisar se desfazer de um deles na reta final da temporada.