Aves de rapina passam por check-up de rotina no Zoo Municipal de Sorocaba

Nesta semana, cinco espécies dos grandes rapinantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passaram por check up de rotina, com o intuito de verificar as condições gerais dos animais, de forma preventiva. As harpias (Harpia harpyja), águias-cinzentas (Uribitinga coronata), condor-andino (Vultur gryphus), gaviões-caboclos (Heterospizias merididionalis) e gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) foram devidamente examinados pela equipe técnica do Zoo e passaram por coleta de sangue para exames laboratoriais.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Zoo é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do bem-estar animal, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

No total, 10 aves de rapina passaram pelos procedimentos realizados pela equipe técnica. Nesses momentos, foi feito um trabalho multidisciplinar para avaliar diferentes fatores, como, por exemplo, presença de sinais indicativos de doenças ou lesões, condição do escore corporal e empenamento. É feita, também, aplicação de medicação tópica para protegê-las contra ectoparasitas, como piolhinhos e ácaros.

Anualmente, os animais do Zoo de Sorocaba passam por esse tipo de checagem preventiva, a fim de terem suas condições de saúde e bem-estar verificadas de perto. A medicina preventiva é priorizada pela instituição, a fim de garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários. Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto córporeo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos.

Ações, como essas, são de suma importância para que os animais mantidos sob cuidados humanos estejam vivenciando altos níveis de bem-estar. As aves de rapina examinadas apresentam ótimo estado de saúde.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

 

Fotos: Sema

 


Meio Ambiente – Agência de Notícias