Atletas franceses mostram péssimo estado das medalhas conquistadas nos Jogos de Paris

Dois nadadores franceses divulgaram nas redes sociais os péssimos estados das medalhas que conquistaram nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, disputados entre julho e agosto. Yohann Ndoye Brouard postou uma foto com a medalha bastante danificada, dos dois lados. O objeto está descascado e sem fulgor.

Yohann e Clément Secchi ganharam a medalha de bronze no revezamento 4×100 metros medley na Olimpíada. A China ficou com o ouro e os Estados Unidos levaram a prata.

Ainda no mês de setembro, outros atletas já tinham reclamado da qualidade das medalhas, sobretudo das de bronze. O norte-americano Nyjah Huston, terceiro disposto na prova de skate street, tinha alertado para a danificação da medalha.

Logo em seguida os Jogos Olímpicos, o Comitê Organizador de Paris anunciou que tomaria as providências necessárias e que trocaria os objetos solicitados. As medalhas de bronze têm um diâmetro de 8,5cm, pesam 455 gramas e são feitas de cobre, estanho e zinco.

“As medalhas são os objetivos mais desejados e mais preciosos para os atletas. As que estão danificadas serão trocadas. Os atletas receberão medalhas iguais às originais”, afirmou o Comitê Organizador de Paris, em nota solene, na estação.