Frank Rubio, astronauta da NASA que detém o recorde de permanência no espaço, revelou em uma sessão de perguntas e respostas da agência espacial o que mais sente falta de viver na Estação Espacial Internacional.
“Flutuar é tão divertido, você se sente como uma criança”, contou Rubio, notando, porém, que esse ambiente também torna o trabalho mais difícil. “Acontece que segurar as coisas enquanto você tenta trabalhar nelas é um desafio diferente, mas você se sente como uma criança de dez anos quando está flutuando”, explicou o astronauta.
É importante lembrar que Rubio deveria ter passado apenas seis meses na Estação Espacial Internacional, mas, devido a um problema técnico na cápsula Soyuz, ele teve que passar 371 dias nas instalações. No entanto, ter passado mais tempo permitiu que o astronauta norte-americano tivesse mais oportunidades de admirar a Terra e o espaço.
“É uma paisagem tão única e espetacular quando você olha para a Terra. O fato de você poder simplesmente flutuar… Mesmo quando você está tendo um dia difícil ou está no meio de algo, você pode ir até a janela e olhar lá fora por 10 ou 20 segundos e fica animado, então é algo que sinto muita falta”, observou Rubio.
NASA astronaut Frank Rubio shares what he will miss most about life aboard the space station. #AskNASA pic.twitter.com/us9uemXl0u
— International Space Station (@Space_Station) October 13, 2023
Leia Também: Sonda da NASA quebra recorde de velocidade e pode bater de novo