O asteroide 99942 Apophis, espargido porquê “Deus do Caos”, se aproximará da Terreno em 13 de abril de 2029. Com um diâmetro de murado de 340 metros, ele passará a somente 32 milénio quilômetros de intervalo, uma altitude menor que a de muitos satélites que orbitam o planeta. A proximidade dessa passagem oferece uma oportunidade única para reparo científica, mas também levanta questões sobre seus potenciais impactos.

 

De conciliação com o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, a seriedade terrestre pode ocasionar tremores na superfície do asteroide durante sua passagem. Simulações realizadas pelos pesquisadores sugerem que o intenso efeito gravitacional pode desestabilizar a superfície de Apophis, provocando deslizamentos de material e alterações em sua rotação, tornando seus movimentos mais irregulares. (Natividade: TecMundo)

Embora não haja risco de colisão nesta passagem, os cientistas estão interessados em entender porquê a força gravitacional da Terreno pode impactar asteroides que se aproximam. Segundo a Inspecção, essas observações podem ajudar a desenvolver estratégias para mourejar com ameaças futuras de objetos próximos à Terreno.

O evento, descrito porquê uma oportunidade única de estudo, será amplamente monitorado por cientistas ao volta do mundo. Instrumentos terrestres e missões espaciais acompanharão de perto os efeitos gravitacionais em Apophis, visando coletar dados sobre sua constituição e dinâmica, de conciliação com a Oficina da Net.

Com o aumento da vigilância sobre objetos próximos à Terreno, a passagem de Apophis será um marco para a resguardo planetária e para o progressão do conhecimento sobre asteroides.

Leia Também: As chocantes previsões da Ciência para o futuro do universo