O instrumento formal, que estabelece a parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Governo do Estado de São Paulo, AGEM, CDHU e o BNDES, vai permitir o estudo econômico e financeiro de todos os equipamentos que irão compor esse importante projeto de desenvolvimento urbano na região central da cidade.
Foi assinado, nesta segunda-feira (2), no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, no 6º andar do Paço Municipal, o acordo de cooperação para planejamento do projeto de valorização do patrimônio imobiliário e requalificação urbana da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, localizada no Centro da cidade, que há décadas se encontra abandonada.
O instrumento formal, que estabelece a parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Governo do Estado de São Paulo, a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), vai permitir o estudo econômico e financeiro de todos os equipamentos que irão compor esse importante projeto de desenvolvimento urbano na região central da cidade.
Essa área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba será completamente transformada, a partir do projeto do Trem Intercidades, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo. A estimativa é que o leilão do Trem Intercidades ocorra em 2025. O espaço se tornará um importante polo de cultura, turismo e lazer, respeitando o patrimônio histórico na conservação dos galpões tombados e, ainda, com investimentos, por meio de parceria público-privada, em programas habitacionais em outros espaços da área.
“É uma grande alegria estar aqui, hoje, dando mais um passo nessa iniciativa audaciosa, que vai resgatar a essência da nossa cidade, com a questão da linha férrea, estimulando o turismo, envolvendo, ainda, a questão habitacional, bem como a valorização do Centro de Sorocaba. É uma honra recebê-los para a assinatura de um projeto que será exemplo para outras cidades do nosso País”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
“Aqui, em Sorocaba, pela primeira vez, um grande projeto une cinco instituições para melhorarmos, ainda mais, a vida das pessoas e isso, sem dúvida nenhuma, é por conta da característica do prefeito Rodrigo Manga, de unir pessoas e a sua humildade em buscar a ajuda de todos para poder construir uma Sorocaba cada vez melhor”, enfatizou o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth.
O vice-governador ainda destacou que a requalificação da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba se trata de um projeto de cidade, e não de gestão. “Não é um projeto de curto prazo, pensando na eleição de amanhã. É uma iniciativa que nasce nesta Gestão, voltada para transformar a região central da cidade. Não tenho dúvidas que, com apoio de todos, esse projeto será o que a população de Sorocaba gostaria e vai trazer, de fato, melhor qualidade de vida, valorização do patrimônio histórico, ações e integrações voltadas à mobilidade urbana e ao desenvolvimento habitacional”, declarou.
Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, destacou o importante apoio do prefeito Rodrigo Manga e do governador Tarcísio de Freitas, para dar início à realização do projeto de desenvolvimento urbano de forma estruturada, em Sorocaba. “Estamos muito felizes com essa assinatura. Agradeço a todos os parceiros, incluindo o BNDES, pois, sem esse apoio, não teríamos as mesmas condições de executar um projeto de tamanha envergadura, que envolverá a recuperação de patrimônio histórico e a recuperação imobiliária do Centro de Sorocaba, além de ser um grande projeto de desenvolvimento urbano. Esse projeto será símbolo do que é possível se fazer nas grandes cidades, por meio de um bom planejamento urbano e projetos estruturados”, destacou.
A secretária de Governo, Samyra Toledo, explica que esse acordo de cooperação já vai agilizando todo o processo, até que seja efetivada a doação da área da União ao Município, o que deve acontecer em breve. O pedido já foi feito à Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Economia responsável pela gestão do Patrimônio da União, e os trâmites estão avançados.
Além do prefeito Rodrigo Manga, do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sduh), Marcelo Cardinale Branco, participaram da solenidade os secretários municipais Samyra Toledo (Governo), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária), Luiz Antonio Zamuner (Cultura), João Alberto Correia Maia (Gabinete Central), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana), Douglas Moraes (Jurídico), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Fernanda Burattini (Comunicação). Também estiveram presentes o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, o diretor executivo da AGEM, Leodir Ribeiro, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, Maria Claudia Pereira de Souza, a superintendente de Planejamento e Operações da CDHU, Monica Rossi, o assessor-chefe da equipe técnica da CDHU, Eduardo Trane, e o gerente do BNDES, Maurício Cardoso.
Fotos: Renata Giron/Secom