Entramos em mais um ano eleitoral, desta vez, as eleições serão municipais, onde os eleitores escolherão Prefeito e vereadores em seus respectivos municípios onde vivem.
E como anda o panorama eleitoral em Sorocaba?.
A cidade que viveu e ainda vive momentos aterradores na atual legislatura, com prefeito cassado por duas vezes, vice assumindo, sem a certeza que concluirá este mandato, visto que, no início de Fevereiro o, Supremo Tribunal Federal apreciará Recurso do prefeito cassado, José Crespo, para retornar ao cargo, o relator será o ministro Gilmar Mendes.
Mas, e a disputa eleitoral como está?. Apesar do calendário oficial marcar as Convenções Partidárias de confirmação de candidaturas apenas em Julho, os ânimos estão acirrados nos bastidores, principalmente entre apoiadores de alguns pré candidatos, ou nem oficialmente pré candidatos, caso de Fernando Dini MDB, que tem seu nome ventilado como possível candidato do MDB, Dini declarou a apoiadores que, a decisão final será tomada após conversas com o Diretório Municipal e Estadual do partido, o que pode acontecer até, 2 de Março. Independente disso, ele vem ganhando adeptos nas redes sociais, onde rivalizam diretamente com os apoiadores do já declarado pré candidato, Rodrigo Manga do DEM, de saída da sigla, a caminho do PRB -Republicanos, tese esta reforçada pelo presidente do diretório do DEM em Sorocaba, Alexandre Hugo, pois o DEM terá nas palavras de Alexandre, candidato próprio a Prefeitura, que obviamente não será Rodrigo Manga, pois o DEM na cidade de Sorocaba tem forte influência do prefeito cassado José Crespo, membro da sigla desde que o DEM ainda era PFL.
Por outro lado, temos o PSDB, que calmamente assiste ao embate entre, Fernando Dini e Rodrigo Manga, esperando para o anúncio oficial do candidato da sigla, dois nomes ganharam forças nos bastidores, a Deputada Estadual Maria Lúcia, e o Secretário Estadual de Habitação, Flávio Amary. Conversas de bastidores dão conta de que, caso Flávio Amary seja oficializado candidato do PSDB, pode haver uma aliança com Fernando Dini do MDB vindo de vice prefeito na chapa, conversas estas extra oficiais, ainda no campo da especulação.
Sem partido, a prefeita Jaqueline Coutinho é cogitada em vários partidos, já especularam seu nome no PSDB, no MDB em uma possível chapa com Fernando Dini, mas seu destino provável deverá ser o PSB do Deputado Federal Jeferson Campos.
O PSL segundo filiados, ainda não definiu absolutamente nada, a disputa interna do partido, de um lado a ala que engloba, o Deputado Estadual Danilo Balas, o Deputado Federal Derrite, tem valorado uma candidatura nova de um nome totalmente fora da política, este nome seria o Promotor de Justiça, Farto Netto, apelidado por seus apoiadores de, “Sérgio Moro Sorocabano”. Por outro lado a ala liderada pelo médico e suplente de Deputado Federal Vinícius Rodrigues, que reivindicam o domínio do partido e uma candidatura a prefeitura.
Decepção ficou por conta do Partido NOVO, que mesmo após trabalho incessante de seus filiados e apoiadores para estabelecer o Diretório Municipal, nenhum dos nomes que pleiteavam candidatura ao Executivo na cidade, foram aprovados. O partido está fora da disputa em 2020.
Do lado progressista, o PSOL vem de Raul Marcelo com apoio do PT que terá o candidato a vice na chapa, Paulo João Stauzer. O vereador Renan Santos do PC do B, já garantiu que disputará as eleições ao Executivo. Fato este que, Raul Marcelo tenta evitar, articulando uma possível desistência de Renan e o apoio do PC do B a sua candidatura.
O PDT ainda não definiu nomes, nem se irá disputar as eleições municipais ao Executivo.
O PODEMOS, que tem como presidente da sigla na cidade, o vereador Fausto Peres, está articulando uma candidatura ao Executivo, o nome especulado é de Anselmo Netto atual vereador pelo PSDB, o Podemos ainda tenta levar o vereador Hélio Brasileiro do MDB para ser vice em uma possível chapa com Anselmo Netto, mas nada de concreto existe ainda.
O PSC cujo presidente municipal é José Irã, estuda a possibilidade de colocar uma candidatura a vice prefeito em alguma chapa, as negociações caminham. No campo do Legislativo, vários nomes surgem no cenário com boas possibilidades de eleição, são nomes novos. A reeleição também tem seus favoritos, como: Vitão do Cachorrão (ainda no MDB, mas com decisão final sobre a permanência na sigla marcada para a janela partidária a partir de Março), o vereador vem sendo disputado pelos dois protagonistas da maior rivalidade no momento, Rodrigo Manga e Fernando Dini. Manga quer levar Vitão do Cachorrão para o Republicanos, enquanto Dini quer manter Vitão no MDB.
Outros nomes favoritos a reeleição como: Pastor Luís Santos, Engenheiro Martinez, Silvano Júnior, e Péricles Regis (este último sondado pelo PODEMOS, para deixar o MDB), estes todos seguem seus rumos para garantir a permanência na Câmara Municipal.
Muita coisa ainda acontecerá, as sessões plenárias voltam no próximo dia 04 de Fevereiro na Câmara Municipal, e serão o termômetro de como estará a disputa eleitoral. A janela partidária abre-se em Março, assim os detentores de mandatos poderão trocar de siglas partidárias sem perder o mandato. Os motores foram ligados, logo começarão a acelerar.