APS AD III “Roda Viva” atenderá adolescentes na Fundação Casa

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Governo (Segov) e da Saúde (Ses), participou de reunião on-line, na última sexta-feira (11), com a Fundação Casa Sorocaba, com o objetivo de elaborar um projeto de atendimento psiquiátrico dos adolescentes assistidos, nas próprias unidades de internação.

 

Participaram da reunião on-line a secretária de Governo, Samyra Toledo, a coordenadora de Saúde Mental da Ses, Eline Araújo Vitor, e, representando a Fundação Casa, Rosana Camargo Campelo Ferraz Alves, diretora da Casa 1; Célia Regina Scamardi Pinheiro, encarregada da Casa 1; Karina Oliveira da Silva, encarregada da Casa 4; Luciana Monteiro dos Santos, encarregada da Casa 3; Maria Cecília Ribeiro de Toledo, encarregada da Casa 2; Robson Leite Gonçalves, diretor adjunto da Regional Sudoeste; e Fernanda Augusta Penacci, diretora da Divisão de Saúde da Regional Sudoeste.

 

Atendendo ao pedido da Fundação, foi acordado que o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) III “Roda Viva” realizará, quinzenalmente, consultas psiquiátricas no local aos adolescentes assistidos, discutindo e compartilhando os casos com os técnicos da Fundação. Dessa forma, não será necessário o transporte dos jovens para se consultarem fora da unidade de internação.

 

“A Fundação Casa nos trouxe essa demanda, de alguns casos psiquiátricos, em que há uma dificuldade de transporte para o tratamento nos CAPS. Principalmente, por conta da exposição, visto que esses meninos chegam em transporte da unidade de internação e, quase sempre, algemados, para cumprir os protocolos de demandas externas. Isso acaba comprometendo, de forma geral, o início do tratamento, em função de toda a exposição a qual são submetidos. O atendimento, na própria casa de internação, evitará esse constrangimento”, conta a coordenadora de Saúde Mental da Ses, Eline Araújo Vitor.

 

A Prefeitura ficará responsável pelo cuidado e zelo em saúde, enquanto a Fundação Casa cuidará dos quesitos de educação e qualificação profissional desses adolescentes. E o CAPS AD III fará também um trabalho especial com os familiares desses jovens, na própria unidade do Centro de Atenção, para estimular um bom retorno ao vínculo familiar, combatendo, assim, que eles possam voltar à criminalidade, após a reintegração social.

 

“Essa parceria com a Prefeitura de Sorocaba, em consonância com o Plano Municipal Decenal, é mais uma conquista que foi alcançada”, comemora a diretora da Fundação Casa Sorocaba I, Rosana Campelo.

 

Estima-se que o projeto, de nome a ser definido, seja iniciado já na primeira semana de julho de 2021. “A proposta da atual gestão é dar suporte no atendimento psiquiátrico para esses adolescentes, oferecendo mais qualidade de vida e uma reintegração à sociedade atrelada à educação e qualificação profissional junto com a Fundação Casa”, conclui a secretária de Governo, Samyra Toledo.

Foto: Michelle Alves – Secom/Divulgação

Saúde – Agência de Notícias