A jovem Elisa Flemer, 17 anos, passou para engenharia civil na USP (Universidade de São Paulo) com a 5ª melhor nota entre os candidatos do curso na Fuvest – prova para ingressar na universidade.
Mas a Justiça a impediu de se matricular na instituição por ela não ter o diploma do ensino médio. Sensibilizada com a história e dedicação de Elisa com os estudos, a empresa StartSe concedeu à jovem uma bolsa de estudos na escola internacional de negócios StartSe University, em San Francisco (EUA).
De acordo com o CEO da empresa, Junior Borneli, a bolsa da adolescente cobrirá todos os seus gastos lá no Vale do Silício. “Nós, da StartSe, acreditamos que não são os diplomas que definem nossas habilidades, mas sim o conhecimento que se adquire. Por isso, decidimos acompanhar a Elisa no seu desenvolvimento.”
Com a bolsa, Elisa estudará administração de negócios e fará estágio, também na StartSe.
“Ela carrega características que valorizamos muito: ousadia, espírito empreendedor, vontade de ir além e um sorriso no rosto”, contou Borneli.
Jovem é adepta do homeschooling
Pouco conhecido no Brasil, o homeschooling é uma modalidade de ensino em que o aluno estuda de casa, sem qualquer tipo de vínculo com a escola. Em entrevista ao Portal R7, Elisa contou que decidiu pelo método após perceber que estava aprendendo as matérias mais rápido que os seus colegas.
Elisa estuda em casa, mas nunca está sozinha! Foto: reprodução/Instagram Elisa Flemer
Em casa, na cidade de Sorocaba (SP), a jovem pode montar sua grade de estudos, adaptá-la ao seu ritmo e entender quais eram as suas necessidades. Diferente ou não das formas de lecionar que conhecemos, Elisa passou em um dos vestibulares mais complicados do país, o que prova a eficácia do homeschooling em alguns casos.
“A matéria é algo que você processa. É uma coisa metódica, mecânica, pega, aprende e passa para a próxima. Não é difícil, é apenas trabalhoso.”
Diagnosticada com autismo leve, o transtorno permite que Elisa seja mais focada e concentrada nos assuntos acadêmicos. Podemos ver que essa jovem manda bem demais, não é mesmo?
Quer conhecer mais histórias inspiradoras? Dá o play!
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar