Após reivindicação, Prefeitura de Sorocaba conquista avanço à fase laranja para a região

Sorocaba e região garantiram a volta da fase laranja, nesta sexta-feira (29), após reivindicação ao Governo do Estado, com documentos que comprovavam os requisitos epidemiológicos técnicos necessários para essa faixa.

Na tarde desta sexta, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, reuniu-se com prefeitos da região para comentar sobre o avanço e participar de uma coletiva à imprensa, realizada no térreo do Paço Municipal. O ato contou com a participação do prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade; de Boituva, Edson Marcusso; de Cesário Lange, Ronaldo Paes de Camargo; de Ibiúna, Paulo Keinji Sasaki; de Iperó, Léo Folim; de Piedade, Geraldo de Camargo; de Tapiraí, Araldo Todesco e a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, além da presença do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Claudio Sorocaba, de vereadores, do deputado estadual Rodrigo Moraes e representantes do comércio de rua e shopping centers.

Após se preocupar com a continuidade da fase vermelha, o prefeito Manga organizou uma reunião emergencial, no dia 24 de janeiro, no Parque Tecnológico de Sorocaba, com prefeitos e representantes das prefeituras de 16 municípios da Região Metropolitana (RMS). O encontro teve como objetivo realizar uma avaliação conjunta sobre a situação da pandemia na região, unir forças para fortalecer a saúde regional e levar propostas conjuntas de flexibilização do Plano São Paulo ao governo do Estado, que atendessem às necessidades da RMS.

Na mesma ocasião, foi formada a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba, composta voluntariamente por sete prefeitos das cidades da região, incluindo: Sorocaba, que lidera a comitiva, Votorantim, Iperó, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, Salto e Piedade, para levar essas propostas para uma reunião entre o prefeito Rodrigo Manga e o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, o que aconteceu no dia 25 de janeiro.

Após essa reunião com o secretário estadual, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em coletiva realizada no mesmo dia, informou o resultado do pleito. “Apresentamos documentações que mostram que Sorocaba pode retornar à fase Laranja do Plano São Paulo, com muita responsabilidade. O secretário de Estado e sua equipe vão analisar esse material e aguardamos por uma decisão positiva ainda nesta semana. Valeu a mobilização dos prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Do contrário, teríamos que esperar mais 15 dias, no mínimo, data prevista pelo Estado para nova atualização do Plano”, disse o prefeito à época.

Para garantir a reivindicação ao Estado e que Sorocaba e região voltassem para a fase laranja, o prefeito Rodrigo Manga retornou a São Paulo na tarde da última quinta-feira (28) e protocolou um ofício, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, para solicitar a revisão de fase do Plano São Paulo. O documento foi recebido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e, nele, constava dados epidemiológicos atualizados da cidade que demonstravam a condição necessária para que Sorocaba e região voltassem à fase laranja com flexibilizações.

O secretário estadual levou esse ofício para conhecimento do Centro de Contingência Estadual do Coronavírus, no mesmo dia, às 18h, para que a revisão de fase fosse acatada e que, já na próxima semana, a cidade pudesse avançar para a fase laranja do Plano São Paulo.

“É um dia de felicidade por essa conquista. Realizamos inúmeros esforços com a parceria das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, para avançarmos à fase laranja. Também está em andamento um Centro de Transição e Retaguarda à Covid-19 e outro Centro de Estabilização, que possam funcionar já a partir do mês de fevereiro, com mais 55 leitos Covid”, destacou o prefeito.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, ressaltou o empenho da equipe técnica da pasta, “que ficou responsável pelo levantamento epidemiológico da RMS, para que fosse possível reivindicar a volta da fase laranja com dados reais e atualizados”.

Fase laranja

Segundo o Plano São Paulo, na nova fase laranja, todos os estabelecimentos têm permissão de funcionamento. A capacidade máxima passa de 20% para 40% de ocupação para todos os setores. O funcionamento máximo aumenta de quatro para oito horas diárias, respeitando o limite de atendimento até as 20h. Além disso, bares não terão permissão para atender ao público de forma presencial, apenas por sistema drive-thru ou delivery.

Fins de semana

Até quarta-feira (3/2), a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba deverá se reunir novamente, desta vez para formatar uma nova proposta ao Governo do Estado de revisão do fechamento do comércio aos fins de semana. “Uma churrascaria, por exemplo, que tem seu maior faturamento aos sábados e domingos, a ideia é que possa funcionar, mesmo que haja menos ocupação, por exemplo”, pontuou Manga.

 




































































































Saúde – Agência de Notícias