Um veterano devolveu uma espada roubada de uma estátua de um general da Guerra Revolucionária há 40 anos. Quando da devolução o homem, não identificado, explicou à responsável pela Comissão Histórica de Westfield, no estado norte-americano do Massachusetts, que tinha se arrependido.
Cindy P. Gaylord revelou que o homem entrou em contato com a autarquia local e admitiu ter roubado a espada da estátua do General William Shepard em 1980, noticiou um jornal local. A responsável garantiu ao homem o anonimato caso ele devolvesse a peça de bronze e combinaram um encontro, onde o veterano, acompanhado pela mulher, foi a casa de Cindy deixar o objeto.
“Ele estava com muita vergonha e remorso”, disse Cindy ao jornal. “É um veterano e o que me disse foi que o fato de ter feito isto a outro soldado o deixou perturbado. Quer que a história fique escrita para lembrar as pessoas que às vezes o que fazem na juventude pode assombrá–las o resto da vida”, acrescentou.
Quando foi devolver a espada, o homem recordou a noite em que tudo se passou. Era estudante na universidade estatal de Westfield e depois de uma noite bebendo foi juntamente com um grupo de amigos roubar a espada. Não foi preciso muita coisa, pois a espada teria saído da estátua com facilidade. Quando, na manhã seguinte, perceberam o que tinham feito, não sabiam como a devolver sem enfrentarem consequências.
Na altura a espada acabou por ser substituída com a ajuda de um escultor local e paga por um dador anônimo. A que foi agora devolvida deverá ser entregue e exposta num museu local.
Notícias ao Minuto Brasil – Mundo