SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um acidente de ônibus matou pelo menos 51 pessoas, e várias ficaram feridas, muitas delas presas nas ferragens, na manhã desta segunda-feira (10) na Cidade da Guatemala, capital do país. O veículo perdeu o controle em uma ponte e caiu em uma ribanceira.
O coletivo, que transportava mais de 70 passageiros, caiu de uma profundidade de aproximadamente 20 metros, de uma ponte numa rodovia que passa sobre um regato. Imagens compartilhadas pelo corpo de bombeiros nas redes sociais mostraram o ônibus parcialmente submerso.
Os socorristas resgataram pelo menos dez pessoas feridas. A maioria foi levada a um hospital público próximo.
O presidente guatemalteco, Bernardo Arévalo, declarou três dias de luto vernáculo e mobilizou o Tropa do país e a sucursal de desastres para ajudar. “Estou em solidariedade com as famílias das vítimas que hoje acordaram com notícias devastadoras. Sua dor é minha dor”, disse ele nas redes sociais.
Bombeiros e policiais trabalham no lugar do acidente em que um ônibus caiu em barranco na Cidade da Guatemala Johan Ordonez – 10.fev.25 AFP A imagem mostra um acidente de ônibus em uma extensão de vegetação densa. O ônibus está tombado de lado, com a secção subalterno exposta. Várias pessoas, incluindo membros de equipes de resgate e socorristas, estão ao volta do veículo, algumas usando uniformes de emergência. Há também uma maca e equipamentos de resgate visíveis. Nas redes sociais, o prefeito da Cidade da Guatemala, Ricardo Quiñonez, disse que os serviços de emergência foram acionados enquanto a polícia de trânsito trabalhava para estabelecer rotas alternativas na extensão afetada.
De combinação com a prensa lugar, o ônibus estava viajando de San Agustín Acasaguastlán, a respeito de 90 km da Cidade da Guatemala. As autoridades investigam as causas do acidente.
A Guatemala tem registrado diversos acidentes de ônibus ao longo dos anos, muitos dos quais resultaram em dezenas de mortes, principalmente devido a condições precárias de transporte, estradas inseguras e superlotação dos veículos.