Animais são presenteados com mimos natalinos no Zoológico Municipal de Sorocaba


Para celebrar o Natal de forma especial, algumas espécies de animais que habitam o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” receberam, nesta quinta-feira (22), presentes especiais. Os mimos natalinos, que foram preparados com todo carinho pelos profissionais do Zoo, são conhecidos como enriquecimento ambiental, uma das estratégias utilizadas para promover o bem-estar animal.


Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.


Enriquecimento ambiental nada mais é do que uma estratégia utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.


Os animais se divertiram e gostaram muito dos mimos natalinos que ganharam. Entre as espécies presenteadas, estão: urso-de-óculos, mutum, anta, onça-pintada, arara-azul, irara, suricata e a cobra-do-milharal. Os ursos-de-óculos, por exemplo, receberam guirlandas de cipós e hibiscos, embebidos no mel, além de frutinhas embrulhadas em caixinhas. Os mutuns gastaram energia, tentando tirar os milhos que foram colocados em pinhas. Já, a onça-pintada foi presenteada com uma árvore de Natal feita com penas.


O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Excepcionalmente, no dia 25 de dezembro (Natal) e no dia 1 de janeiro (Ano Novo), o espaço estará fechado ao público.

Fotos: Sema


Meio Ambiente – Agência de Notícias