SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Andrés Iniesta, 40, publicou nesta segunda-feira (7) um vídeo em que indica sua aposentadoria uma vez que jogador. A publicação tem depoimentos de alguns de seus treinadores e a data 8 de outubro de 2024, esta terça, quando serão divulgados os detalhes dos planos para a sequência de sua trajetória, dentro do próprio futebol: “O jogo continua”.
O meio-campista construiu boa secção de sua trajetória no Barcelona. Estreou no time principal na temporada 2002/2023 e ganhou quase todos os títulos possíveis, entre eles nove edições do Campeonato Espanhol, quatro da Liga dos Campeões e três do Mundial. Ficou até 2018, quando partiu para cinco anos no Vissel Kobe, do Japão, e um no Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos.
Sem equipe desde o termo da temporada 2023/2024, no meio do ano, o espanhol tinha planos para permanecer jogando e treinou por conta própria por alguns meses até resolver pendurar as chuteiras. Ele se despede dos gramados uma vez que um nome histórico também de sua seleção. Ganhou duas edições da Eurocopa e viveu seu grande momento na Despensa do Mundo de 2010.
Na decisão, contra a Holanda, o placar do estádio Soccer City, em Joanesburgo, na África do Sul, permaneceu zerado até os 11 minutos do segundo tempo da prorrogação. A partida se encaminhava para a disputa por pênaltis, quando Iniesta recebeu de Cesc Fàbregas na dimensão, bateu de pé recta e fez a Espanha campeã mundial pela primeira vez.
O vídeo em que indica o adeus começa com uma pergunta: “Andrés, o que significa para você o futebol?”. Emocionado, ele não consegue responder. Portanto, além de imagens da curso, são exibidos depoimentos de Luis Enrique, Lorenzo Serra Ferrer, Louis van Gaal, Pep Guardiola, Vicente del Selva e Carlos Naval, cheios de elogios.