Aluno da USP transforma ônibus antigo em clínica para vacinar contra Covid-19

clinica O-SI

O aluno de arquitetura e urbanismo, Andre Zanolla, teve uma ideia maravilhosa e que vai ajudar muito no combate ao novo coronavírus. Ele idealizou uma clínica móvel montada dentro de um ônibus, que atuará na vacinação, testagem e atendimentos de baixa complexidade, como diagnóstico, medicação intravenosa e exame de sangue.

O projeto, batizado de O-SI (Ônibus de Saúde Imediata), recebeu o financiamento de empresas e instituições de diversos segmentos, como escritório de arquitetura, indústrias químicas e farmacêuticas e do setor de saúde.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Clínica é montada em ônibus fora de circulação

Além de ajudar no combate ao coronavírus, o O-SI ainda promove a sustentabilidade. É que a clínicas são instaladas em ônibus antigos, que as empresas de transporte público tiraram de circulação. A maioria desses veículos viraria sucata depois de 10 anos e agora funcionarão como equipamento de saúde complementar, contribuindo para a descentralização dos atendimentos hospitalares.

O custo de cada unidade equipada é de cerca de R$ 200 mil, excluindo-se impostos e equipamentos hospitalares.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A imunização dos ônibus também foi pensada pelo estudante. O O-SI possui um sistema de insuflamento de ar com filtragem que reduz a carga microbiológica no ambiente, sendo capaz de inativar 98% da carga viral de Sars-Cov-2 (coronavírus) presente no ar em pouco mais de três horas. Há também um sistema de recirculação de ar com filtragem que elimina até 99% dos vírus e 99,99% das bactérias.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Para além da Covid-19

Apesar de o foco da criação do O-SI ser o combate ao coronavírus, Andre conta que há perspectivas para o uso da clínica para outras vacinas e cuidados. “Além das vacinas para combate à Covid-19, podemos armazenar, distribuir e aplicar outros diversos tipos de vacinas do calendário de imunização nacional”, afirma.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A plataforma O-SI recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate à covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020 menção honrosa no 58° Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil), na categoria Reúso e Transformação de Estruturas.

Fonte: UOL

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar