Alpine dispensa Ocon e confirma Jack Doohan no último GP da F-1 no ano

A direção da Alpine surpreendeu nesta segunda-feira ao anunciar que dispensará o piloto francesismo Esteban Ocon mais cedo que o planejado. A equipe da Fórmula 1 terá o novato australiano Jack Doohan na última corrida da temporada, o GP de Abu Dabi, no próximo término de semana.

 

Ocon já estava de saída do time de origem francesa desde junho, quando foi anunciado que ele não renovaria seu contrato, a ser encerrado formalmente no término do ano. Semanas depois, o piloto de 28 anos foi confirmado porquê titular da Haas para a temporada 2025 para formar dupla com Oliver Bearman.

Neste pausa, a Alpine confirmou que manteria o francesismo Pierre Gasly entre os titulares e anunciou Jack Doohan, rebento de Mick Doohan, planeta da MotoGP nos anos 90. Nesta segunda, a equipe francesa anunciou a antecipação da estreia de Doohan porquê piloto titular do time, já para a prova nos Emirados Árabes Unidos.

De negócio com a Alpine, a decisão vai permitir que Ocon possa participar do teste de pós-temporada da F-1, também em Abu Dabi, depois do GP. O francesismo poderá simbolizar as cores da Haas. A Alpine, por sua vez, confirmou que Doohan também estará no teste.

“Eu acho que essa decisão vem de todos os lados. Eu acho que você poderia manifestar que é bom ter Jack no início, eu acho que você poderia manifestar do lado de Esteban que é bom seguir em frente. Acho que isso combina com todos, logo acho que a discussão foi muito oriundo, na verdade, e eu acho que Esteban tem sido uma grande segmento dessa equipe também e de ambos os lados isso combina com o outro”, afirmou Oliver Oakes, gerente da Alpine.

Pretérito o GP do Procurar, no término de semana, os pilotos já vislumbram o GP de Abu Dabi, a ser ingénuo na sexta-feira, com o primeiro treino livre marcado para as 6h30, pelo horário de Brasília.

Leia Também: Verstappen critica George Russell: “Perdi o respeito por ele”