SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O filme brasílico “Ainda Estou Cá” foi incluído na lista de pré-indicados à 97ª edição do Oscar, divulgada nesta terça-feira (17). O longa-metragem dirigido por Walter Salles aparece entre as produções que continuam na disputa do prêmio de melhor filme internacional.
A categoria é uma de dez presentes no documento, que a Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas prepara anualmente para facilitar os seus membros na primeira tempo da votação do prêmio.
“Ainda Estou Cá” e o Brasil disputam, agora, uma das cinco vagas de indicados com Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Uno.
Esta é a primeira vez que um filme brasílico aparece neste estágio da premiação desde 2008, quando “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger, foi incluído entre os pré-selecionados de filme estrangeiro, porquê a categoria era chamada anteriormente.
O Brasil foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro em quatro oportunidades. A primeira vez foi em 1963, com “O Pagador de Promessas” de Anselmo Duarte. Depois disso, o país só voltaria a figurar na categoria na segunda metade dos anos 1990, incluindo nas edições de 1996, com “O Quatrilho”, de Fábio Barreto; de 1998, com “O que É Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto; e de 1999, com “Medial do Brasil”, do próprio Walter Salles.
O prêmio foi rebatizado de melhor filme internacional em 2020, quando o sul-coreano “Sevandija”, de Bong Joon-ho, venceu a categoria.
Além da categoria de filme internacional, a pré-seleção da Ateneu também inclui as alas de melhor documentário, documentário em curta-metragem, curta-metragem, curta-metragem de animação, música original, som, maquiagem e cabelo e efeitos visuais.
A lista de indicados ao próximo Oscar será divulgada em 17 de janeiro de 2025. A cerimônia de premiação acontece em 2 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Para além dos prêmios conquistados até agora, “Ainda Estou Cá” se tornou um fenômeno de bilheteria vernáculo, com 2.786.000 de espectadores. A expectativa é que os números continuem fortes conforme o burburinho em torno do Oscar aumenta.
Leia Também: Morre Beatriz Sarlo, uma das maiores intelectuais da América Latina, aos 82