O ambiente inóspito da Lua é, naturalmente, um dos desafios com que agências espaciais de todo o mundo estão lidando atualmente e que, se resolvido, poderá viabilizar uma permanência mais prolongada no satélite. Até, quem sabe, poderá permitir a utilização da Lua como uma base.
Para atingir tal objetivo é necessário encontrar uma forma de ter água limpa de uma fonte fiável na Lua, um problema que levou a agência espacial do Reino Unido a criar o Aqualunar Challenge – uma competição dirigida a pessoas e equipes com vontade (e conhecimento) para resolver a questão.
Segundo o The Guardian, a agência espacial britânica anunciou a atribuição de 30 mil libras (160 mil reais) em financiamento a dez equipes para resolverem este problema, esperando que os diferentes caminhos de vida dos participantes possam levar a diferentes abordagens para lidar com a questão.
Entre os finalistas encontramos a Naicker Scientific Ltd, a Nascent Semiconductor Ltd, a British Interplanetary Society, a Queen Mary University of London, a Minima Design, a RedSpace Ltd, a Perspective Space-Tech Ltd, a dupla composta por Shaun Fletcher e Lukman Yusuf da Universidade de Glasglow, a Regolithix Ltd e também a Interstellar Mapping.
Estas dez equipes terão agora sete meses para desenvolver as suas abordagens, com o vencedor e mais duas equipes sendo selecionados no primeiro semestre do próximo ano. Estas três equipes receberão mais 300 mil libras (1,6 milhões de reais) para continuarem a trabalhar nas respectivas soluções.
Leia Também: Google desiste de eliminar cookies de terceiros no Chrome