SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O aeroporto de Congonhas em São Paulo teve a operação normalizada na manhã deste sábado (30), um dia em seguida amanhecer lotado e com voos cancelados devido a condições climáticas. A concessionária que opera o aeroporto, Aena Brasil, informou que opera normalmente para pousos e decolagens, e que não há mais impactos das chuvas da última quinta-feira (28).
“Nesta manhã, houve três chegadas canceladas por questões operacionais das companhias aéreas em outros aeroportos”, diz a Aena.
Congonhas teve ao menos 115 voos cancelados entre quinta e sexta, considerando pousos e decolagens. Devido à chuva, e por ajuste de malha das companhias aéreas em consequência das condições meteorológicas, houve 35 chegadas e 37 partidas canceladas na quinta. Outras 15 partidas e 28 chegadas foram canceladas na sexta.
Alguns passageiros passaram a noite no aeroporto à espera de uma novidade data para viajar. Alguns improvisaram espaços no soalho para as crianças dormirem. Adultos e idosos tiveram de esperar sentados em cadeiras de restaurantes e lanchonetes.
Muitos reclamaram de falta de informações e de assistência das companhias aéreas. Alguns clientes foram transferidos de ônibus para outros aeroportos, porquê o Viracopos, em Campinas, no interno de São Paulo, para seguir viagem.
A região metropolitana de São Paulo foi atingida por possante chuva na quinta, às 16h20, segundo o CGE (Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas) municipal. Além do cancelamento de voos, o temporal causou alagamentos e deixou milhares de domicílios sem virilidade elétrica.
A previsão é de que a chuva continuará na região durante todo o final de semana.
Leia Também: Anel Rodoviário de BH: ônibus perde o freio e provoca engavetamento