As ações das equipes do programa “HumanizAção” seguiram intensificadas na região central, ocorrendo durante todo o dia e retornando à noite desta terça-feira (15). Além disso, com o auxílio de informações transmitidas por munícipes, o programa também tem percorrido vários outros pontos da cidade. Ao todo, foram abordadas 92 pessoas em situação de rua, sendo que 46 aceitaram receber acolhimento no SOS (Serviço de Obras Sociais).
Na Praça Cel. Fernando Prestes e na Rodoviária, as atividades foram realizadas no período das 8h às 18h, voltando a ocorrer à noite. Nesses locais, foram abordadas 62 pessoas em situação de rua e 20 aceitaram receber acolhimento no SOS, onde são oferecidos vários serviços essenciais, como: refeições completas, cuidados com a higiene e a saúde, roupas limpas e pernoite.
No período noturno desta terça, também houve abordagens sociais a pessoas em situação de rua nos seguintes endereços, contando, para tanto, com informações transmitidas pela população: Praça Dom Tadeu Strunck, Rua Amilcar Silva, Rua Boulevard Braguinha, Centro de Triagem, Avenida Afonso Vergueiro, proximidades do Cemitério da Saudade, Praça Frei Baraúna, Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes e Rua Ministro Salgado Filho. Nesses locais, mais 30 pessoas em situação de rua receberam a abordagem especializada, sendo que 26 aceitaram o atendimento social.
Os trabalhos das equipes de “HumanizAção” são feitos de forma integrada, reunindo profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transporte.
Como ajudar
Os munícipes podem colaborar com o programa municipal, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias