O programa “HumanizAção”, iniciado em janeiro de 2021 e que já realizou mais de 8.500 abordagens sociais especializadas somente no ano passado, prossegue de forma intensificada pelas equipes envolvidas. Desse modo, as ações passaram a ser realizadas em três períodos, de manhã, à tarde e à noite e têm contado, ainda, com a colaboração frequente dos munícipes, que informam os locais onde há pessoas em situação de rua necessitando de auxílio.
Nesta sexta-feira (11), as equipes abordaram um total de 61 pessoas, sendo que 34 aceitaram receber acolhimento e os serviços prestados no SOS (Serviço de Obras Sociais). No local, são atendidas as necessidades mais urgentes das pessoas acolhidas, com a oferta de alimentação completa e saudável, banho quente, roupas limpas e local para pernoite. Sempre que preciso, também é feito encaminhamento para serviços de saúde.
As equipes percorreram os seguintes pontos da cidade: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Rua Nogueira Martins, Rua Ranzia El Hodi, Rua Santa Cruz, Av. Afonso Vergueiro, Cemitério da Saudade, Av. Moreira César, Av. Itavuvu, Av. Nogueira Padilha e Rua Peru.
Realizam diariamente os trabalhos do programa “HumanizAção” equipes multidisciplinares, formadas por profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o suporte da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias