Ações da campanha “Maio Amarelo” têm início pela região central da cidade

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), deu início, nesta segunda-feira (3), à campanha “Maio Amarelo”. O objetivo é conscientizar a população sobre segurança no trânsito. Ao longo do mês, as ações educativas vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade, diariamente, das 9h às 11h e das 13h às 15h, cada dia em um local específico.

A iniciativa teve início pela região central da cidade, mais especificamente nas proximidades da Rodoviária, pela manhã e, à tarde, na Rua Padre Luiz, nos fundos da Catedral Metropolitana de Sorocaba. Desta vez, o enfoque foi a importância das chamadas Faixas Vivas para a travessia segura de pedestres.

Quatro mímicos abordavam as pessoas e mostravam a forma correta de atravessar a rua, utilizando a passagem de pedestres, de maneira a minimizar o risco de acidentes. Os motoristas também recebiam sinalização visual, com o objetivo de reduzir a velocidade ao se aproximar da Faixa Viva e dar preferência à passagem dos pedestres.

“Uma iniciativa muito positiva. Costumo transitar a pé pela região central e percebo que o motorista, ultimamente, tem respeitado mais o pedestre, principalmente nesta faixa de travessia. Se bem que tem muita gente que ainda insiste em atravessar a rua em local inadequado”, destacou a vigilante Marcela Gonçalves, 38 anos, que foi impactada pela ação enquanto estava a caminho de consulta médica para os filhos David, de 3 anos, e Raíssa, de 13.

“As ações estão direcionadas a todos os munícipes, sendo motociclistas, motoristas, ciclistas ou pedestres. As atividades lúdicas com mímicas chamaram a atenção do público neste primeiro dia da campanha e estamos programando também palestras on-line, agendadas com as empresas”, informou a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

 

Atividades

O modelo de ações da campanha foi definido levando em consideração as restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, evitando ações presenciais que gerem aglomerações ou algum tipo de contato direto com a população ou de entrega de materiais, como folhetos informativos. Além das atividades educativas por meio de mímica, também serão usados painéis explicativos para transmitir o conteúdo definido pela organização da campanha.

Os painéis serão adotados para tratar da temática Motociclista Seguro, na altura da Praça Dom Tadeu Strunck, na manhã desta terça-feira (4), e no cruzamento entre as Avenidas Moreira César e Barão de Tatuí, à tarde. Na quarta-feira (5), a mesma ação acontecerá na Zona Norte, no semáforo em frente à Casa do Cidadão da Avenida Itavuvu e, no período da tarde, no cruzamento das avenidas Ipanema e Votuporanga.

 

Maio Amarelo

A campanha, instaurada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), neste ano, tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

Outros assuntos que serão abordados, no decorrer do mês de maio, serão: os perigos de mexer no celular ao dirigir, do abuso de velocidade e de transportar crianças sem o equipamento de segurança adequado, bem como os riscos envolvidos e a proibição de misturar consumo de bebida álcool com a direção. A obrigatoriedade do uso de capacete por motociclistas também terá destaque.

 


Urbes – Agência de Notícias