Uma iniciativa conduzida pela Puc-Rio (Pontifícia Universidade Católica), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Secretaria da Cidadania de Sorocaba (Secid), por meio da Coordenadoria do Idoso, oferece a oportunidade para que idosos com diagnóstico de demência participem de um estudo de implementação e tratamento da CST (Terapia de Estimulação Cognitiva, na sigla em inglês) no Brasil, que inclui recursos terapêuticos voltados ao controle da doença. A participação é voluntária, gratuita e on-line.
Segundo o projeto CST Brasil, trata-se de uma intervenção psicossocial criada no Reino Unido, para pessoas com demência. Ela foi desenvolvida seguindo uma extensa pesquisa sobre o que funcionava para esse grupo de pessoas, sendo classificada como um tratamento baseado em evidências. Seu objetivo é estimular mentalmente os participantes, por meio de atividades de grupo estruturadas (por exemplo, associação de palavras, com temas atuais). Hoje em dia, destaca-se como a única intervenção não medicamentosa recomendada para tratar a cognição na demência, de acordo com as diretrizes do Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido. O método vem sendo oferecido para mais de 66% dos serviços de memória para idosos do Reino Unido. Aprovado pela Associação Internacional de Alzheimer, é usado, além disso, em mais de 24 países e traduzido para, pelo menos, oito idiomas.
No estudo que está sendo desenvolvido aqui, no Brasil, as sessões são feitas em grupos, trabalhando diversos domínios cognitivos, tais como memória, aprendizagem e linguagem, de forma descontraída. Essa terapia será oferecida on-line, para que as pessoas com demência recebam o tratamento em casa, neste momento de isolamento social.
São solicitadas pessoas com diagnóstico de demência leve a moderada, que tenham acesso a computador ou tablet com internet e que possam participar dos grupos duas vezes por semana, durante sete semanas. Cada sessão tem uma hora de duração. Antes e após a realização do programa de terapia, os participantes e seus cuidadores participarão de entrevista e avaliação individual realizada virtualmente para o acompanhamento dos resultados.
Pessoas com esse perfil e interessadas em participar podem se inscrever até o fim de julho pelo link https://forms.gle/VWkDdAjFSpt5F5Gq6.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Idoso, pelo telefone: (15) 3212-6912.
Cidadania – Agência de Notícias