A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realizou uma blitz educativa alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A data é lembrada sempre no terceiro domingo de novembro, ou seja, neste ano, no próximo dia 19, porém, a ação de conscientização ocorreu de forma antecipada, na manhã desta sexta-feira (17), na Rua Prof.ª Ossis Salvestrini Mendes, no bairro Santa Rosália.

A iniciativa começou às 9h e prosseguiu até as 11h, ocasião em que 152 motoristas foram abordados e orientados. Folhetos explicativos relativos à data, alertando quanto à importância de prevenir acidentes de trânsito, foram distribuídos ao público.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito teve origem na Inglaterra, em 1993 e, desde 2005, consta no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data começou a ser lembrada em 2007.

“A melhor homenagem que cada um pode fazer, no dia a dia, é a mudança de atitude no trânsito, de maneira a preservar e salvar vidas. Na escolha entre o certo e o errado é que demonstramos o nosso compromisso”, aponta o encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Semob, Altair Farias.

 

Mais ações

Também na manhã desta sexta-feira, simultaneamente, outra equipe da Semob fez a entrega de material informativo para 72 pessoas no estacionamento do Supermercado Atacadão, na Avenida Dom Aguirre. Porém, o propósito dessa ação foi alertar os motoristas quanto ao uso correto das vagas preferenciais de estacionamento.

O folheto explicativo traz o seguinte alerta: “Quando um espaço é ocupado indevidamente, atrapalha!”, informando que o uso da vaga especial é prioridade para deficiente físico ou idoso, desde que este tenha a credencial emitida pela Semob. Na ocasião, folhetos em formato especial foram colocados nos retrovisores dos veículos.

Durante as abordagens, a equipe da Semob orienta os munícipes, inclusive, sobre o risco de multa e outras sanções aos infratores. Conforme o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição. A infração implica em multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, e perda de sete pontos na Carteira de Habilitação, mais a remoção do veículo.

De acordo com a Semob, o documento de autorização, que deve ser deixado no painel do veículo, pode ser solicitado nas Casas do Cidadão. Mais informações sobre o procedimento estão disponíveis no site: www.urbes.com.br. Outra forma de contato é pelo telefone: (15) 3519-3100.

Ainda nesta sexta-feira, das 13h30 às 16h30, houve a ação “Álcool x Direção – Garrafa”, no cruzamento das avenidas Armando Pannunzio e Santa Cruz. Durante o tempo fechado do semáforo, a equipe de arte-educadores da Semob encena uma rápida apresentação para alertar sobre os riscos e a imprudência de dirigir alcoolizado.

Na manhã de sábado (18), simultaneamente, das 9h às 11h, ações educativas em Faixas Vivas serão o destaque da programação, na região central da cidade. Mímicos atuarão em ponto da Rua São Bento, com a Rua 15 de Novembro, ao passo em que haverá entrega de material informativo sobre o tema, no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Brigadeiro Tobias.

 

Campanha permanente

Ao todo, a Semob programou 68 ações educativas de trânsito, todas elas gratuitas, para integrar o calendário de novembro de sua campanha permanente de educação para o trânsito. Neste mês, serão trabalhadas, ao todo, 18 temáticas diferentes, em escolas, empresas e pontos estratégicos da cidade, abrangendo todas as idades.

Outras atividades previstas ao longo do mês são as palestras e ações “Educação para o Trânsito”, “Trânsito Seguro – Dê seta”, “Celular – Emoji”, “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, “Faixas Vivas – Mímicos”, “Aluno Seguro”, “Celular – Emoji”, “Blitz – Álcool x Direção”, “Tempo Amigo”, “Blitz – Celular”, “Blitz – Pare”, entre outras.

O calendário completo das ações educativas da Semob, para o mês de novembro, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). Por sua vez, o agendamento de palestras e teatros, para grupos em escolas e demais locais de interesse, pode ser solicitado pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.