A Defesa Civil de Sorocaba, setor ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), participou de exercício simulado de incêndio e resgate, na manhã desta quinta-feira (9), na indústria Grace Brasil, fabricante de produtos químicos especiais e de alto desempenho e que está localizada na região do Éden.
O treinamento começou às 10h e avançou até as 11h, reunindo um total de 35 participantes, incluindo também equipes da Brigada de Incêndio da empresa, Corpo de Bombeiros, da Escola de Grau Técnico e do Plano de Ação Mútuo (PAN de Sorocaba). A Defesa Civil de Sorocaba participou com os agentes Valério Spartaco de Almeida e Cinara Alves Souza Baena.
O treinamento envolveu uma situação hipotética de um motorista de caminhão, que transportava gás GLP, e sofreu mal súbito ao volante, colidindo o veículo contra tanques de ácido sulfúrico, resultando em incêndio. Também como parte do simulado, houve nove vitimas, sendo três em estado grave, dois feridos graves e quatro em estado leve.
“A realização de simulados é uma prática constante, envolvendo as forças de segurança e equipes de regate que atuam na cidade. O objetivo é que cada instituição esteja sempre pronta a atuar, em caso de uma eventual situação real de emergência. Nesse sentido, o treinamento é fundamental, para definir protocolos e demais procedimentos necessários”, explica o coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba, Rodrigo Balbinot.