Alunos de escola da rede municipal de Sorocaba participam de projeto-piloto inédito de educação ambiental com desenho animado brasileiro

Alunos do 1º, 2º e 3º ano da E.M. “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, Zona Oeste da cidade, participaram de uma aula especial, no Espaço Maker da escola, onde assistiram à apresentação do desenho animado “Abelhas”, com os personagens da “Liga da Mata”, produzido pela produtora brasileira Hotz & Plotz.

O projeto, inédito em Sorocaba, tem o objetivo de proporcionar, além de um momento de lazer e diversão para as crianças, a possibilidade de levar até elas informações e um bate-papo focados em educação ambiental e preservação da flora e da fauna.

“É uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre um tema muito relevante, de forma lúdica e participativa. Tenho a certeza de que isso chama muito mais a atenção dos estudantes e ainda contribui para que eles memorizem mais facilmente as informações”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação (Sedu), Patrícia Justo, que acompanhou a atividade.

Os personagens da “Liga da Mata” são figuras mitológicas, ligadas ao folclore brasileiro, como o Saci; o Curupira; a Fulozinha, princesa da floresta; o Boto e outros, que representam importantes papéis da nossa cultura de origem, como o Pagé, um líder nas culturas indígenas e a Iara, princesa das águas, que existem também na cultura de outros países, mas com outros nomes, além da Gralha, um carismático pássaro que fala e interage com os demais personagens. O diferencial é que todos eles apresentam características atualizadas e em sintonia com a época atual.

“’Liga da Mata’ é um projeto de animação que busca trabalhar educação ambiental, educação social e alimentar. A ideia é transformar diferenças em igualdade, envolvendo causas sociais e ecológicas e promovendo a coexistência entre todos”, descreve o empresário e criador do projeto, Sergio Kalili. O ‘Liga da Mata’ já percorreu o mundo, participando de festivais e mostras de artes visuais e filmes de animação em diversos países, tendo já conquistado mais de 80 prêmios internacionais, desde 2019.

“As crianças sempre gostam de novidade. E, quando isso vem atrelado à tecnologia, como foi o caso da apresentação do vídeo de animação, ficam ainda mais empolgadas e ansiosas por participar. E vemos que a curiosidade dos alunos também contribui para seu aprendizado, assim como aconteceu com a turma que realizou a pesquisa sobre as abelhas (trabalho realizado na unidade escolar)”, concluiu a vice-diretora da escola, Denise Santeli Santiago.