A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), entregou, na noite desta terça-feira (31), no Sorocaba Clube, os Termos de Autorização de Uso para 350 vendedores ambulantes poderem exercer o seu trabalho formalmente na cidade.

Trata-se de uma grande conquista para esses trabalhadores, que passam a ter o direito de exercer com tranquilidade suas atividades comerciais, seja por meio de Cadastro de Pessoa Física (CPF), seja como Microempreendedores Individuais (MEI). No caso da segunda opção, os comerciantes contarão com algumas vantagens, como a oferta de um curso de segurança alimentar junto à Vigilância Sanitária, caso atuem no ramo, assessoria do Espaço Empreendedor, facilidade de acesso a microcréditos, entre outros benefícios.

“Com a entrega da certidão definitiva, esses trabalhadores, agora, podem trabalhar em paz, sendo tratados com respeito e podendo exercer o seu ofício com dignidade. Essa é uma causa com a qual me comprometi há muito tempo e hoje, com a ajuda do secretario da Sedetur, Paulo Henrique Marcelo, e sua equipe, além do apoio da Câmara Municipal, podemos proporcionar isso para tantas pessoas”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Henrique Marcelo, também ressaltou a importância desse novo passo na vida desses comerciantes. “No passado, pudemos presenciar a angústia de muitas pessoas que perderam suas mercadorias e o direito de trabalhar. Então, regularizar a atuação dessa categoria era um grande sonho, que se torna realidade agora. É uma noite de festa e temos a alegria de compartilhar isso com vocês”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia de entrega o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o superintendente da Sedetur, Fernando Marques; os vereadores Luís Santos, Fausto Peres e Caio Oliveira, além do consultor do Sebrae, Danilo Pacheco, que proferiu uma palestra informativa e de orientação aos ambulantes, no início do evento.

O momento foi comemorado por todos os presentes, entre eles, a vendedora ambulante Merari de Paula Silva Sena, moradora do Cajuru do Sul, que, há pouco mais de um ano, passou a vender salgados, água e refrigerantes, no Centro da cidade, junto ao seu marido, João, de 70 anos. “Durante a pandemia, ela passou por dois derrames, causados pela Covid-19. Ficou internada, perdeu o movimento de todo o lado direito do corpo e precisou fazer muita fisioterapia. Eu, infelizmente, acabei pegando Covid também. Não tinha como a gente trabalhar. Assim que foi possível, passamos a vender os salgados, para sustentar a família. É o que podemos fazer para sobreviver”, ele conta. “E, agora, podemos trabalhar sossegados”, completa Merari.

Ao lado deles, está o jovem Pedro Henrique Carvalho, que ganha a vida vendendo espetinhos no Parque das Águas. Morador da mesma região, no Jd. Maria do Carmo, ele vê com alívio a conquista do certificado. “Agora sim, vou poder trabalhar despreocupado. É muito mais tranquilo, sabendo que ninguém vai lá querer tirar sua mercadoria”, ele relata.

Por fim, o prefeito Rodrigo Manga também agradeceu ao presidente do Sorocaba Clube, Benedito Maciel, que gentilmente cedeu o espaço para a realização da entrega dos títulos aos ambulantes.

Fabrício Camargo Antunes, Antônio Carlos Filisbino, Raimunda Santos de Jesus, Nicodemos Alves de Oliveira, Monalice Jéesica Batista Duarte Toledo, Kailane Pires Barbosa, Maria Helena Firmino, Júlio Alves do Espírito Santo, Neusa Aparecida de Oliveira Silva e Rafael Martins de A. Sarria estavam entre os primeiros a receber, das mãos das autoridades presentes, seus certificados de vendedores ambulantes, que lhes dão pleno direito de exercer, com orgulho, suas atividades comerciais e, assim, garantir em casa o pão de cada dia, com a dignidade e o respeito que todo trabalhador merece.