Um adolescente nigeriano de origem simples – filho de um professor e uma musicista gospel -, um lápis de carvão e muito talento e inspiração. Essa mistura perfeita tem resultado em obras primas belíssimas que vêm conquistando o público e transformando a vida de Mayor Olajide.
O artista tem 17 anos de idade e viralizou após postar seus desenhos no Instagram com pinturas hiper-realistas de personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King e Lionel Messi, pessoas que também usaram suas habilidades e seus talentos para impactar o mundo.
E o mais impressionante de tudo é a simplicidade com que o rapaz reproduz nas telas tanto realismo. Ele usa apenas lápis a base de carvão. As pinturas são tão reais que até parecem fotos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Mayor Olajide | visual artist (@mayor_artz)
Ele levou até três meses para concluir um dos desenhos e costuma usar imagens como guia para reproduzir cada detalhe. “Costumava desenhar de memória, mas agora, na maioria das vezes, copio para obter as características da vida real”, explica Olajide.
Mayor começou a pintar aos 5 anos, usando lápis e giz de cera. Aos 15, mudou para o lápis de carvão e grafite e, finalmente, se especializou no carvão.
Ele divide a arte com a escola de arquitetura. “Eu desenho sempre que estou com vontade. Não tenho um horário específico, mesmo à noite eu desenho. É algo que eu faço quando estou menos ocupado, depois da escola, durante o intervalo. Um hobby”, contou.
Mas, apesar disso, ele já tem sido bastante procurado para vender sua arte. “As pessoas me contratam para desenhar em aniversários e assim por diante, apenas para pendurar em seus escritórios”, diz Olajide.
seu trabalho já tem gerado renda e ele consegue ajudar no orçamento da família. No começo, os pais não apoiavam a sua arte como trabalho, mas depois mudaram de ideia. “Inicialmente, eles viram isso como um trabalho pequeno. Com o passar do tempo, começaram a ver como as coisas estavam acontecendo. Eles agora são encorajadores. Não somos ricos, mas Deus já está fazendo grandes coisas”, disse o jovem.
Apesar disso, ele não sente pressão. “Eu amo minha juventude e posso fazer o que faço. Eu amo a liberdade”, disse.
Jovem quer difundir a cultura da Nigéria
Mayor contou que três grandes referências foram suas inspirações: os artistas plásticos Arinze Stanley, Kelvin Okafor e Ken Nwadiogbu, nigerianos que fizeram sucesso dez anos atrás com o hiper-realismo.
A pintura nigeriana tem ganhado destaque no mundo todo. Em 2016, o óleo sobre tela de Olumide Oresegun de crianças e água se tornou viral. Em 2018, Kareem Waris, então com 11 anos, ficou famoso por ter desenhado um retrato de Emmanuel Macron em duas horas. No ano passado, Eli Waduba vendeu seu retrato de Kevin Hart para o famoso comediante depois de colocá-lo no Twitter.
“Quero que as pessoas sintam o quão talentosos são os artistas nigerianos, só para eles apreciarem a arte em geral na Nigéria, para elevar nossa cultura. Quero falar através da arte sobre a sociedade“, finalizou.
E os nigerianos têm muito mesmo para mostrar, como o menino de 11 anos que viralizou ao dançar balé descalço na chuva. Veja essa história!
Assim como Mayor, aqui no Brasil o jovem Davi tem o sonho de explorar a sua arte. Ele quer ser cantor de ópera e nós podemos ajudá-lo com este sonho por meio da vaquinha da VOAA. Clique e contribua!
Fonte: Folio
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar