Secretaria da Saúde realiza capacitação sobre monitoramento clínico das gestantes com ISTs para profissionais da Atenção Básica


Objetivando discutir e conscientizar sobre o tema, a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), realizou uma capacitação sobre monitoramento clínico das gestantes com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) para profissionais da Atenção Básica. A formação foi ministrada pela enfermeira Helena Solla.

A ação faz parte da campanha do “Outubro Verde”, que busca chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da sífilis. Os testes rápidos para detecção da doença e o tratamento são oferecidos gratuitamente no SUS, em todas as unidades de saúde.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, transmitida por meio de relações sexuais sem proteção e tem cura, se tratada adequadamente. No entanto, ela também pode passar da gestante para o feto ou recém-nascido (congênita). Por isso, a importância da realização de testes de detecção da sífilis durante o pré-natal. Em caso positivo, gestante e parceiro devem iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.

Quando não tratada, a sífilis congênita pode causar aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência intelectual e até a morte do bebê. Por isso, o tratamento da doença é indispensável e o acompanhamento pré-natal, também.

Para saber mais informações sobre a prevenção e o tratamento da sífilis, basta procurar o CMAE, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, e às quartas-feiras, até as 19h30. A unidade fica situada na Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência.