O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completou 55 anos nesta sexta-feira (20) e, para celebrar a data especial, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou a entrega de bolos, presentes e outras surpresas para nove diferentes espécies de animais que habitam o local.
A programação festiva ocorreu nos recintos que abrigam lhamas e avestruz, antas, a espécie de macacos-barrigudos e os veados-catingueiros, durante o período da manhã. Já, no período da tarde, foi a vez do tucano, tigre-de-bengala, macaco-aranha-de-testa-branca e hipopótamo também receberem os mimos. O público, formado principalmente por grupos de crianças, vindas de várias escolas, participou das ações e fez questão de cantar os parabéns para o zoo e os animais homenageados.
Entre os estudantes da rede municipal de ensino, esteve presente um grupo de alunos da E.M. “Maria Domingas Tótora de Góes”, na Vila Carol, Zona Norte da cidade, acompanhados por professorEs e gestores da Secretaria da Educação (Sedu). “Esta foi uma atividade muito importante, envolvendo educação ambiental e que contribui para a formação dos nossos alunos. Alguns deles, inclusive, puderam visitar, pela primeira vez, o zoológico municipal”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Patrícia Justo, ao lado das também gestoras Liani Souza Sai e a Ana Paula Fernandes.
Esses bolos, presentes e surpresas, chamados de enriquecimento ambiental, são alimentos e objetos preparados de forma muito especial, com equilíbrio nutricional e que, além disso, visam estimular os instintos naturais dos animais e promover o seu bem-estar. E os ingredientes escolhidos levam em conta a dieta específica para cada espécie.
Não é somente a escolha do alimento que é importante. Eles são elaborados de uma forma diferente, que aguça a curiosidade dos animais e, também, podem ter alguns artifícios, como os que foram entregues ao veado-catingueiro, com folhas de amoreira saindo de uma bexiga forrada com papel-machê. “Por instinto, eles não consomem o papel, mas o estímulo de buscar, ali dentro, os alimentos é uma espécie de desafio, importante também para o animal”, descreveu a bióloga do Zoo de Sorocaba, Peônia Pereira.
Alunos da Escola São Tomás Aquino também prestigiaram a ação comemorativa. Chiara, de 10 anos, estava entre os estudantes do grupo. “Não é a primeira vez que eu venho no zoológico, mas, hoje, foi muito legal participar do aniversário”, disse a menina, que é fã do urso, da tartaruga e dos macacos. “Eu gostei mais de ver o tigre!”, completou a colega Alice, de 10 anos. “Mas quero voltar aqui, outras vezes. Também para ver os macacos e os jacarés”, acrescentou. Laura, da mesma idade, ficou surpresa e encantada com as novidades. “Foi a primeira vez que vi uma cobra tão de perto. Achei muito legal”, ela falou.
Não foram somente visitantes de Sorocaba que se divertiram na ocasião. A diretora da Escola Conviver, de Capão Bonito (SP), Eliana de Oliveira Vaz Ferreira, liderava um grupo formado por 27 alunos. “Não sabia que era o aniversário do zoológico de Sorocaba e foi uma feliz coincidência, pois as crianças puderam participar das comemorações também. Já viemos outras vezes e é sempre muito bom, pois mostramos aos alunos, na prática, a importância de convivermos com a natureza”, ela contou.
O Zoológico “Quinzinho de Barros” foi inaugurado em 20 de outubro de 1968 e é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
Fotos: Nathália Santos/Secom e Sedu/Divulgação