A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, concluiu, nesta quarta-feira (11), as obras de ampliação da rede de drenagem de águas pluviais na Alameda Iguape, no bairro Nova Sorocaba, Zona Norte da cidade, com o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento das águas das chuvas nessa região. A medida é mais uma forma de prevenir ocorrências de alagamentos.

As obras, que tiveram início no primeiro trimestre deste ano, consistiram na instalação de 400 metros de tubulação, com diâmetro variando entre 1.200 e 1.500 milímetros, no trecho entre a Alameda Iguape, nº 211, até o córrego localizado no fim da Alameda Itaporanga. O projeto de drenagem incluiu, ainda, a construção de quatro bocas de lobo de grande vazão, além de uma grelha metálica de 2 metros de largura, por 4 metros de comprimento e 2 metros de profundidade, mais sete caixas de passagem e inspeção, ao longo da linha.

O investimento total foi de cerca de R$ 300 mil, por meio de parceria com a Brio Incorporadora Ltda., mediante medida mitigadora, em contrapartida a empreendimentos realizados pela empresa no município. A empresa doou parte dos materiais necessários à obra, cujos trabalhos foram executados por equipes técnicas do Saae/Sorocaba.

“Fico feliz em proporcionar mais essa melhoria, que os munícipes esperavam há mais de 40 anos, em tão pouco tempo de Governo. Agradeço a toda equipe técnica envolvida, por projetar e efetuar essas readequações, via parceria público-privada. Além de acabar com os transtornos dos alagamentos que aconteciam nessa região, os imóveis valorizarão mais a partir dessas obras”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Morador do bairro Nova Sorocaba, há 40 anos, Ivo Lopes enfatizou a importância do novo sistema de drenagem no local. “Desde que mudei para cá, eu e minha família sofríamos em dias de chuva, devido à invasão da água em nossa casa. Agradeço à equipe da Prefeitura de Sorocaba, pois este Governo nos deu a devida atenção com essa demanda”, disse.

A rede foi implantada por três frentes de trabalho, sendo uma para assentamento da tubulação, bem como caixas de passagem e bocas de lobo, a segunda para remanejamento de aproximadamente 200 metros de rede de esgoto e a última, para recomposição do pavimento. “O intuito foi agilizar os trabalhos, causando o mínimo transtorno possível aos moradores da região. Agradeço a todos os servidores envolvidos, para o sucesso desse grandioso trabalho”, complementou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.