Em solidariedade às vítimas dos ataques terroristas, Prefeitura de Sorocaba hasteia bandeira e ilumina Paço Municipal com as cores de Israel

A Prefeitura de Sorocaba iniciou, na noite desta terça-feira (10), um gesto simbólico de solidariedade às vítimas dos ataques terroristas a Israel, na região da Palestina. A bandeira de Israel foi hasteada no Palácio dos Tropeiros, no Paço Municipal, junto às bandeiras de Sorocaba, do Estado de São Paulo e do Brasil.

À noite, o Paço Municipal também recebe iluminação com as cores azul e branco em alusão à bandeira de Israel. “Esse é um gesto simbólico de solidariedade aos nossos irmãos israelenses e a todos os brasileiros, inclusive os sorocabanos, que estavam ou ainda se encontram em Israel durante esses ataques contra a humanidade, que deixam centenas de vítimas, entre elas, terrivelmente, também alguns de nossos compatriotas”, disse o prefeito Rodrigo Manga, que embarcou para Brasília (DF) para receber 11 sorocabanos que estavam retornando, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), do Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv.

No último sábado (7), a Prefeitura de Sorocaba publicou Decreto Municipal, criando a Comissão Municipal para tratar dessa ajuda humanitária, com o intuito de disponibilizar toda ajuda possível a sorocabanos que estão em Israel ou em outros lugares da região da Palestina, para que retornem, o mais rapidamente possível, ao Brasil, de forma segura.

Paralelamente, o Município entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, além de parlamentares, entidades e associações para tratar da ajuda humanitária.

Na manhã desta quarta-feira (11), o grupo de Sorocaba com 10 pessoas, vindo de Brasília, desembarcou no aeroporto local “Bertram Luiz Leupolz”, em um avião fretado da companhia de táxi aéreo NHR, em doação feita pela empresa, por intermédio do prefeito Rodrigo Manga. Antes, uma pessoa do grupo ficou direto em Brasília, de onde seguiu para São Paulo e mais quatro sorocabanos que estavam em Israel, em contato direto com a Comissão Municipal de Sorocaba, estão deixando aquele País em voos comerciais, devendo estar de volta a Sorocaba ou em outros países até esta sexta-feira (13).