Nesta quinta-feira (12), entre 10h30 e 16h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará uma programação especial para celebrar o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O intuito da ação é sensibilizar as pessoas para a conservação não apenas do lobo-guará, mas também do Cerrado e da natureza como um todo. O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
A programação contará com uma série de atividades educativas, das 10h30 às 16h, próximo ao recinto do lobo-guará. Uma delas será a “Tenda do Lobo”, onde os visitantes conhecerão um pouco sobre as características e curiosidades do lobo-guará. A espécie vive em florestas do Cerrado, bioma que ocorre na região de Sorocaba. Já, na “Tenda das aves do Cerrado”, os visitantes poderão ver de perto algumas espécies taxidermizadas (“empalhadas”) de aves que vivem na mesma floresta que o lobo-guará. Por fim, no espaço “Divirta-se com o lobo”, as crianças poderão participar de algumas atividades, como pintura facial, oficina de pintura de máscaras do lobo e oficina de desenhos.
A Sema também realizará o “Teatro do Lobo-guará”, às 13h30 e às 15h30, no gramado em frente ao lago do Zoo, onde todos poderão assistir a uma divertida peça de teatro.
Outra atividade especial ocorrerá às 11h, quando o público poderá acompanhar a entrega de “presentes” para os lobos. Já no período da tarde, às 14h30, haverá a entrega do “bolo” à espécie, feito com alimentos que fazem parte da sua dieta. Esses presentes, oferecidos com muito carinho pelos profissionais do Zoo, são os chamados enriquecimento ambiental, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira no Zoológico Municipal e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.
Para participar da programação, basta estar no dia, horário e local, sem necessidade de inscrição. O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.