CAFÉ COM PREFEITO – Equipes da Prefeitura vistoriam obras na Avenida Três de Março e de nova creche no Parque São Bento

 

Equipes da Prefeitura de Sorocaba, tendo à frente o prefeito Rodrigo Manga, nesta sexta-feira (6), vistoriaram duas obras que estão em andamento na cidade: a pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, na Zona Leste da cidade, e a construção de uma creche no Parque São Bento, na Zona Norte. Ambas prosseguem conforme o cronograma pré-estabelecido ou até mais adiantadas, com previsão de entrega dentro do prazo ou antes.

“Além de verificar como está o andamento das obras, aproveitamos a ocasião para agradecer o esforço e o empenho de cada trabalhador que tem atuado nesses canteiros de serviços, chamando essa iniciativa de ‘Café com prefeito’. Isso tudo, em nome, tanto da Administração Municipal, como de cada sorocabano, pois, por onde andamos nesses bairros, muita gente tem elogiado a realização de tais iniciativas, em prol da melhoria da qualidade de vida na cidade”, disse o prefeito.

Também participaram das visitas os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Glauco Fogaça (Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Seplan) e Marlene Leite (Educação –Sedu); mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa, entre gestores e funcionários das secretarias envolvidas.

 

Primeira parada

A primeira parada foi na Avenida Três de Março, cujas obras contemplam um trecho de seis quilômetros, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, até a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha. O empreendimento, iniciado em maio deste ano, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), sendo a obra executada pela construtora Casamax, com investimento de R$ 45.198.406,29 e prazo de entrega de 18 meses.

“No momento, atingimos o equivalente a 16% do total da obra. As obras estão aceleradas e o ritmo está acima da expectativa, com diferentes frentes de atuação simultâneas”, disse a responsável do CADI. Há equipes concluindo o trecho de duplicação, nas proximidades do Parque Natural Chico Mendes, e outras fazendo obras de rede de drenagem e, uma terceira, providenciando serviços de terraplenagem e pavimentação, mais adiante, em sentido ao bairro de Aparecidinha.

As intervenções incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de LED e sinalização viária. O gerenciamento da obra está sob a responsabilidade do CADI, ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba. A iniciativa integra o programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos.

 

Segunda parada

A segunda parada das equipes da Prefeitura foi na Rua Alcino Oliveira Rosa, onde está sendo construído um Centro de Educação Infantil (CEI), que vai atender 188 crianças do Parque São Bento e bairros adjacentes. O método de construção estrutural é com base em perfis de PVC e essa nova unidade de ensino terá 10 salas de aula.

“A previsão é que, até o fim deste ano, essa obra esteja concluída, assim como outras creches em outros bairros da cidade. Isto é, estarão aptas a receber os alunos já no início do próximo ano letivo”, adiantou a secretária da Educação.

As salas de aula e demais dependências foram desenhadas para atender à comunidade escolar, com todo conforto e segurança. Haverá sala multimeios, banheiros adaptados para receber as crianças pequenas, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, chuveiros e trocadores, solário e telas de proteção em metal e piso podotátil.

A Prefeitura de Sorocaba está construindo 17 novas unidades educacionais da rede municipal de ensino, que atenderão, juntas, perto de quatro mil novos alunos, zerando a fila por vagas, sobretudo em creches, na cidade. Serão 13 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), dos quais dois já foram entregues (CEIS-137 e 138), e quatro escolas do Ensino Fundamental.