Iniciativa integra a primeira etapa, de um total de três, do projeto de obras de macrodrenagem na região central de Sorocaba, as quais eram esperadas há mais de 40 anos pela população.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), avança nas obras de implantação do Reservatório de Detencão de Cheias (RDC) Parque dos Italianos, na Vila São João, na Zona Oeste da cidade.

A iniciativa integra a primeira etapa, de um total de três, do projeto de obras de macrodrenagem na região central de Sorocaba, as quais eram esperadas há mais de 40 anos pela população. O objetivo é prevenir a ocorrência de alagamentos, sobretudo, em trechos da Avenida Afonso Vergueiro e da Praça da Bandeira, até a confluência com a Avenida Dom Aguirre.

A primeira etapa de obras, que teve início no final do mês de julho, contempla a ampliação do leito do córrego, para aumentar a vazão, de onde já foram retirados cerca de cinco mil metros cúbicos de material (mais de 415 caminhões). Além das escavações, já foi executado o remanejamento de uma rede coletora de esgoto que passa junto ao manancial, em uma extensão de, aproximadamente, 120 metros.

“Com a finalização dessa etapa já será suficiente para assegurar um impacto positivo, a fim de combater alagamentos nas proximidades da Praça da Bandeira, minimizando o volume de água que chega a essa parte da região central da cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

O “piscinão”, como é conhecido, está sendo construído em percurso do Córrego Supiriri e na faixa central de uma área de 12.405,83 metros quadrados. O prazo de execução é de até 12 meses, com um investimento estimado em R$ 3 milhões.

Terminada a construção do RDC Parque dos Italianos, a área no entorno receberá completa urbanização e paisagismo, por parte também do Poder Público Municipal, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras. No local, serão disponibilizados equipamentos de recreação para a comunidade, assim como a instalação de pista de caminhada e rede de iluminação pública com lâmpadas em LED.

 

Etapas seguintes das obras

A previsão do Saae/Sorocaba é que as duas etapas seguintes do projeto de macrodrenagem na região central de Sorocaba sejam concluídas até o final de 2024.

Uma delas consistirá na substituição de duas travessias de veículos sobre o Córrego Supiriri, cuja tubulação antiga dará lugar a aduelas de concreto, para aumentar a vazão da água. O processo construtivo será o mesmo daquele adotado na reconstrução de travessias no Jardim Piratininga e Vila Rica, também com o propósito de evitar alagamentos.

A fase final da obra abrangerá a interligação do trecho do Córrego Supiriri, entre o RDC Parque dos Italianos e as proximidades do Sorocaba Shopping, com a implantação de aproximadamente 200 metros de galerias.