Doações para o Fundo Social de Solidariedade encerram treinamento da Escola de Formação da GCM de Sorocaba a Canis de forças de segurança

A Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba iniciou, na sexta-feira (29), o seminário para treinamento de equipes de forças de segurança que atuam com cães farejadores nos Canis das GCMs de várias cidades e também em Batalhões de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM), Guarda Portuária e Polícia Penal.

O seminário se encerrou, com chave de ouro, no último domingo (1), ao arrecadar 851 litros de leite entre os participantes para entrega ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.

No sábado (30), a Efae, localizada na sede da GCM, recebeu a visita do Grupo de Escoteiros Ipanema, durante o seminário, quando eles participaram de uma palestra sobre prevenção às drogas com o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro, além de conhecer o trabalho realizado pelo cão policial da GCM, chamado “Glock”.

E, por fim, no domingo, o seminário foi concluído, em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Sorocaba, onde os 90 participantes, das 34 instituições inscritas, receberam o treinamento prático, envolvendo faro de drogas; busca de drogas em veículos e outros ambiente diversos; busca de drogas enterradas; técnicas de manejo dessas substâncias; leitura de comportamento dos cães; além da preparação de odor específico para o cão farejador, dentre outras técnicas.

Participaram equipes das GCMs de Amparo, Atibaia, Betim (MG), Buri, Cabreúva, Cajamar, Cerquilho, Conchal, Guarulhos, Ibiúna, Indaiatuba, Itapeva, Itapira, Itararé, Itu, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Pirassununga, Poços de caldas (MG), Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tietê, além do 14º Batalhão de Açõe Especiais da Polícia Militar (Baep) de Sorocaba, 6º Baep de São Bernardo do Campo, Guarda Portuária de Santos e Polícia Penal de Sorocaba.

O treinamento teve, em seu primeiro dia, instrução em sala de aula, transmitindo as técnicas e os procedimentos de forma teórica. No segundo dia, todas as equipes passaram por treinamento prático, enquanto, no terceiro, domingo de manhã, houve os exercícios práticos, a partir do conteúdo ministrado no curso.

“O treinamento buscou otimizar o desempenho dos cães farejadores e seus condutores, a fim de auxiliar no trabalho policial. O cão farejador é essencial para auxiliar na localização de material ilícito, no caso de entorpecentes, e representa um recurso a mais na segurança e proteção das comunidades”, completa o Comandante-Geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

A Efae está localizada na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, no Jardim Ana Maria, onde também prosseguem, desde o primeiro semestre deste ano, as aulas do curso de formação a 38 GCMs para atuarem nas cidades de Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó, mediante convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades. Serão, ao todo, 800 horas de aulas, ao longo de seis meses, de ensinamento técnico-profissional necessário ao exercício do ofício de guarda civil.

Fotos: GCM/Divulgação