As equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro” estiveram em dois bairros da cidade, nesta sexta-feira (28), para ouvir as demandas da população e providenciar as devidas soluções. A ação contemplou o Jardim Morumbi, na Zona Leste, e a comunidade conhecida como Fazendinha, no Jardim Santa Catarina, na Zona Norte.
A equipe da Administração Municipal, liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, ouviu as demandas das comunidades locais e anunciou uma série de melhorias, principalmente nas áreas de serviços, transporte e segurança.
Nessas ocasiões, o prefeito participou ao lado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab) e Vitor Hugo Tavares (Esporte e Qualidade de Vida – Sequav), mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; a Superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow, e os vereadores Vinícius Aith e Caio Oliveira.
“Foram reuniões muito produtivas e conseguimos atender às necessidades dos moradores, estabelecendo prazos para o cumprimento de cada uma das demandas apresentadas. Mais do que isso, a comunidade tem participação efetiva, pois acompanhará cada passo dos projetos, a partir de Comissões montadas e que estarão em contato permanente com a Ouvidoria Geral do Município”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Jardim Morumbi
O programa “Prefeitura de bairro em bairro”’ teve início pelo Jardim Morumbi, na Zona Leste da cidade, e a principal reivindicação apresentada pela população é a manutenção na iluminação pública.
Diante disso, a Serpo informou que, no prazo de até 30 dias, uma equipe da pasta estará no bairro, realizando todos os reparos necessários. O fluxo viário na entrada e saída do bairro também foi discutido durante o encontro. Para melhorar o acesso, foi sugerida a implantação de dois conjuntos semafóricos, um na Rua Cabreúva e outro, na Avenida Fernando Stecca, medida que irá otimizar o trânsito local.
“Nossa equipe de Engenharia de Tráfego fará um estudo para que, dentro de 90 dias, possamos realizar a implantação dos semáforos. Ainda, para completar os serviços, a Semob vai revitalizar toda a sinalização das ruas deste bairro, no prazo de 20 dias”, completou o secretário de Mobilidade.
Representando a Comissão de Moradores do bairro, Arthur Oscar, agradeceu a presença da Administração Pública para ouvir a população e buscar soluções para as demandas da comunidade. “Isso nunca foi feito antes. A equipe da Prefeitura tem ajudado bastante, não só nessas, mas em diversas demandas que já apresentamos em outras ocasiões”, disse.
Jardim Santa Catarina
A parada seguinte da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta, ocorreu no Jardim Santa Catarina, Zona Norte da cidade, especificamente visitando a comunidade conhecida como Fazendinha.
Na ocasião, os moradores reivindicaram mudanças na disposição de contêineres de lixo nas ruas, pois o mais próximo fica localizado apenas na entrada do bairro. Prontamente, a equipe da Administração Pública anunciou que a situação será atendida no prazo de até 10 dias, contando, ainda, com a ampliação do serviço de coleta de lixo no local.
A iluminação pública também foi pontuada durante o encontro. A população relatou a necessidade de mais postes de luz e, para isso, a Serpo se responsabilizou por executar um estudo técnico, o que será realizado em até 30 dias. Concluído esse estudo, poderá ser iniciada a implantação de novos postes, no prazo de até 60 dias.
Por fim, os moradores presentes questionaram sobre a pavimentação asfáltica no local. Para isso, a Serpo informou que as vias receberão, dentro de 20 dias, melhorias com material fresado, alternativa que garante atendimento rápido da demanda.
Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias.
Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, Vila Progresso, Jardim Iporanga, Vila Santa Clara, Jardim Morumbi, dentre outros.
Fotos: Michelle Alves – Secom