Número 1 do mundo, Barty estreia com vitória em Melbourne; atual campeã avança

A australiana Ashleigh Barty, atual número do 1 do mundo, não teve trabalho em sua estreia no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada. Nesta terça-feira, aplicou uma “bicicleta” (termo usado no tênis quando uma jogadora vence sem perder qualquer game) na montenegrina Danka Kovinic, que aguentou apenas 44 minutos em quadra e levou um duplo 6/0.

Leia Também: Sem sustos, Nadal ganha na estreia e avança à 2ª rodada do Aberto da Austrália

A tenista de Montenegro teve um desempenho tão ruim que venceu somente 10 pontos na partida inteira, sendo que metade deles vieram em erros não forçados de Barty, que fechou o jogo com 50 pontos no total.

Depois de uma primeira rodada muito tranquila, a australiana terá um desafio um pouco mais complicado pela frente na próxima rodada. Barty fará um duelo 100% australiano com a compatriota Daria Gavrilova, que ganhou da espanhola Sara Sorribes por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5.

Com mais dificuldade do que se esperava, a americana Sofia Kenin deu o primeiro passo para a defesa do título do Aberto da Austrália. Diante da convidada local Maddison Inglis, 133.ª do mundo, ela venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4.

Leia Também: Em boa fase, Thiago Monteiro derrota eslovaco na estreia do Aberto da Austrália

Kenin parou nas quartas de final na semana passada em um dos WTA 500 preparatórios, facilmente batida pela espanhola Garbiñe Muguruza, e acusou desconforto muscular. Agora descansará e buscará o melhor preparo para enfrentar a estoniana Kaia Kanepi, que passou pela letã Anastasija Sevastova por 6/3 e 6/1.

Muguruza também estreou nesta terça-feira e só teve algum trabalho no primeiro set contra a russa Margarita Gasparyan, fechando a partida por 2 a 0 – com parciais de 6/4 e 6/0. Finalista do WTA 500 no último sábado, a espanhola está na parte inferior da chave e teve seu jogo atrasado para maior recuperação. Jogará agora contra também russa Ludmilla Samsonova, que bateu a compatriota Paula Badosa por 6/7 (4/7), 7/6 (7/4) e 7/5.

OUTROS JOGOS – Das cabeças de chave que estrearam em Melbourne nesta terça-feira, cinco foram eliminadas precocemente. São os casos da belarussa Victoria Azarenka (12.ª pré-classificada), que perdeu para a americana Jessica Pegula por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4), da britânica Johanna Konta (13), da croata Petra Martic (16), da grega Maria Sakkari (20) e da chinesa Shuai Zhang (31).

As pré-classificadas que conseguiram avançar à segunda rodada foram a ucraniana Elina Svitolina (5), as checas Karolina Pliskova (6) e Karolina Muchova (25), a suíça Belinda Bencic (11), a belga Elise Mertens (18), a estoniana Anett Kontaveit (21), a americana Jennier Brady (22), a casaque Yulia Putintseva (26), a croata Donna Vekic (28) e a russa Ekaterina Alexandrova (29).

Também venceram a argentina Nadia Podoroska, a japonesa Não Hibino, a chinesa Lin Zhu, a russa Svetlana Kuznetsova, a britânica Heather Watson, a egípcia Mayar Sherif, a checa Barbora Krejcikova, a alemã Mona Barthel, a belga Alison van Uytvanck, a australiana Samantha Stosur e as americanas Madison Brengle, Cori Gauff, Danielle Collins e Shelby Rogers.

Notícias ao Minuto Brasil – Esporte