A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), participou, entre os dias 20 e 23 de setembro, da “Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias”, no Sesc Vila Mariana, em Sao Paulo (SP).
Realizada pelo Instituto Alana, Aliança Internacional de Espaços Escolares (International School Grounds Alliance) e Sesc-SP, o objetivo da iniciativa é estimular a aprendizagem ao ar livre, fomentando o movimento por espaços educativos formais e não formais com natureza.
A conferência reuniu profissionais de diferentes campos, que atuam em instituições públicas e privadas e que acreditam que a natureza colabora na promoção de saúde física, mental e bem-estar a todos. O encontro trouxe experiências do Brasil e de outros países, em mesas de debate, painéis, trabalhos e visitas técnicas, abordando o quanto esse movimento pode ajudar a construir um cenário na qual as cidades sejam mais educativas, verdes, inclusivas e acolhedoras.
Sorocaba esteve representada pela professora de Educação Ambiental da Sema, Viviane Aparecida Rachid Garcia, que destaca o grande potencial de Sorocaba nesse cenário, pela configuração do seu território, o qual contempla diversos parques e, especialmente, pela expertise construída e experienciada na área de Educação em Meio Ambiente em áreas verdes, que é referência no País. “Entre os exemplos de atividades realizadas pela Sema, neste momento, podemos citar o Clube de Observadores de Aves Infantil (Coaves Kids), que reúne crianças, uma vez por mês, em áreas verdes da cidade ou, ainda, o Clubinho do Refúgio, com atividades semanais oferecidas para um grupo de crianças da Associação Nova Geração, no Parque da Água Vermelha. E também podemos citar as atividades educativas pioneiras realizadas no Parque Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’, desde a década de 70”, destaca.