O aporte de cerca de R$ 20 milhões na construção de prédio próprio pelo IFSP aumentará o número de vagas gratuitas disponíveis em 50%.

A Prefeitura de Sorocaba formalizou, na tarde desta terça-feira (26), a doação da área para a construção do novo campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Sorocaba e a consequente ampliação da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos na cidade. O termo, agora, passará pela Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.

A área onde será construída a nova unidade do IFSP, cuja doação foi intermadiada pelo líder de Governo na Câmara, vereador João Donizeti, está localizada na altura do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares, nas proximidades da Arena Sorocaba e do Hospital Regional “Adib Jatene”, no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na Zona Oeste da cidade, além de próximo também da futura Rodoviária

“A partir desta doação, estamos estreitando os laços de parceria entre Prefeitura e IFSP. Com isso, teremos uma gama muito maior de cursos profissionalizantes na cidade, para especialização dos munícipes e ainda mais chances de emprego e renda em Sorocaba”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

O espaço conta com área total de 44 mil metros quadrados para a construção do novo prédio do Instituto. A previsão é que o processo de licitação para a obra seja concluído ainda neste ano e a construção já se inicie em 2024.

“Com esse importante investimento, almejamos sair das duas unidades distribuídas pela cidade e se instalar em um único prédio, que igualmente será próprio. O aporte de cerca de R$ 20 milhões aumentará o número de vagas já disponíveis em 50%”, ressalta o diretor-geral do IFSP Campus Sorocaba, Denilson Mirim.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do diretor-geral do IFSP Campus Sorocaba, Denilson Mirim, estiveram presentes na reunião os secretários de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; mais o vereador João Donizeti. Já, o Instituto Federal de São Paulo Campus Sorocaba esteve representado também pela diretora educacional, Amanda Ribeiro Vieira, e pela diretora administrativa, Daniela Alessandra Mandi Martimiano.

Fotos: Renata Giron/Secom